28 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

política Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 11:59 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019, 11h:59 - A | A

Inclusão social

MT pode ter orçamento destinado a crianças e adolescentes

Proposta do deputado Wilson Santos é incentivar investimentos do poder público aos mais carentes socialmente

RAFAEL COSTA ROCHA
Cuiabá

O governo de Mato Grosso poderá ser obrigado a cumprir metas anuais de políticas públicas em prol de crianças e adolescentes após a criação de um orçamento exclusivo para este fim.

Esse é o teor de um projeto de lei (PL 1035/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que institui a elaboração e a publicação do Orçamento da Criança e do Adolescente como instrumento de controle social e fiscalização do orçamento público nesta área.

O Poder Executivo publicará no Diário Oficial do Estado, anualmente, até 31 de março de cada ano, relatório analítico denominado Relatório Orçamentário da Criança e do Adolescente, que apresentará os investimentos realizados no ano anterior, diferenças dos valores previstos na Lei Orçamentária e executado no ano anterior e previsão orçamentária do ano em exercício para criança e adolescente.

Ainda deverá ser apresentada a diferença em valores reais e percentuais entre a previsão orçamentária do exercício atual e a dos exercícios referentes a criança e adolescente.

“O Orçamento da Criança e do Adolescente é o levantamento do conjunto de ações e despesas contidas no orçamento público destinado a proteção, defesa e efetivação dos direitos das crianças e adolescentes em determinado período. Se apresentando, portanto, como ferramenta de diagnóstico real dos gastos públicos com crianças, adolescentes e suas famílias, permitindo a identificação direta dos compromissos de políticas públicas assumidos, bem como o seu desempenho”, diz um dos trechos da justificativa.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia