07 de Outubro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,46 / EURO 5,99 / LIBRA 7,16

variedades Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 07:57 - A | A

Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 07h:57 - A | A

UMA PALAVRA, UM CARINHO

Projeto permite envio de cartas de apoio a pacientes e servidores do Júlio Muller

UFMT

1

Cartas são de familiares e população em geral para os pacientes

 


O Programa de Educação Tutorial (PET) de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desenvolve o  projeto  de apoio para a comunidade do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM-UFMT/Ebserh). O formulário para o envio das cartas está disponível no site, Facebook e Instagram do Pet Medicina/UFMT. 

 

A integrante do Projeto Ananda Oberthir, afirma que “muitas vezes no contexto hospitalar a perspectiva emocional do paciente sobre o tratamento é negligenciada e estudos anteriores já demonstraram a importância de uma abordagem médica que também valorize o aspecto emocional  de uma pessoa doente”.

 

O Projeto é uma parceria do Programa de Educação Tutorial sob orientação da professora Ziliani Buss, juntamente com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUJM, que disponibilizou um formulário eletrônico para que voluntários escrevessem cartas para pacientes  e equipe profissional do hospital com intuito de promover contatos afetivos.

 

“O nosso Projeto deseja promover demonstrações afetivas, motivacionais  e de interações pessoais por meio da leitura de cartas”, explica Ananda.

 

No período de pandemia foram realizadas duas principais ações do projeto, sendo a primeira uma  edição  especial de Natal em dezembro do ano  de 2020,  e a segunda em Abril de 2021 direcionada aos profissionais do hospital para agradecer e motivá-los, ambas com apoio do Comitê de Humanização do local.

 

Ananda ressalta que “mesmo com as limitações impostas pelas ações presenciais durante a pandemia, foram realizadas duas principais ações, o que podemos ver a importância do projeto e o impacto que tende a causar nos receptores das cartas”. 

 

Nos últimos meses também foram realizadas outras ações com  entrega de cartas aos pacientes HUJM. Segundo Ananda, os autores das cartas são familiares dos pacientes ou a população em geral.

 

As cartas podem ser assinadas ou enviadas anonimamente. O projeto ainda está em andamento, para maiores informações basta acessar o site ou as redes sociais do PET Medicina/UFMT. 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia