28 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

política Quinta-feira, 05 de Maio de 2022, 17:05 - A | A

Quinta-feira, 05 de Maio de 2022, 17h:05 - A | A

PISO PARA AGENTES DE SAÚDE

Congresso promulga emenda que garante piso para agentes de saúde; Valtenir comemora  

Arlindo Teixeira Jr.

 

 

Em sessão solene realizada hoje (05), o Congresso Nacional promulgou emenda à Constituição (120/22), proposta pelo deputado Valtenir Pereira (MDB-MT), que define o piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. “Promulgamos a Emenda Constitucional da dignidade!”, comemorou o deputado Valtenir.            

 

Valtenir Pereira apresentou a proposta em 2011 (PEC-22/2011). O salário passa de R$ 1.550,00 para R$ 2.424,00 mais adicional de insalubridade, que também está assegurado na emenda constitucional aprovada.            

 

“Esta sessão representa a coroação da minha atividade parlamentar!”, disse o deputado Valtenir, muito elogiado pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira e aplaudido por profissionais de saúde que ocuparam a galeria.            

 

A emenda à Constituição também garante aposentadoria especial à categoria, detalhes que ainda serão debatidos no Congresso, segundo Valtenir, mas que já estão garantidos na emenda promulgada hoje.

 

“É uma emenda fantástica à nossa Constituição. Estou muito feliz, orgulhoso, de estar representando o meu Estado de Mato Grosso no Congresso Nacional”, afirmou o deputado.            

 

Valtenir destaca a segurança jurídica que a emenda proporcionará, porque a União vai assumira remuneração. “Assim, os prefeitos e governadores terão a tranquilidade e a segurança jurídica desse pagamento”, afirmou.

 

Valtenir admite que conseguiu uma façanha. Ele ressalta que não é fácil aprovar uma PEC, pelos trâmites, pela formalidade.

 

“Para você atrair o interesse e a expectativa positiva de apoio é preciso ser uma matéria extremamente importante, sendo debatida e discutida”.

 

Na Câmara foram 438 votos favoráveise 74 votos no Senado. O texto aprovado, na Câmara e no Senado, contou com o apoio da base do governo. Em todo o País são mais de 400 mil trabalhadores entre as duas categorias.

 

“Esses profissionais são o cerne da atenção básica à saúde, principalmente em comunidades mais carentes e mais isoladas.”, disse Valtenir.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia