26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

Vitrine do Conhecimento Sexta-feira, 14 de Março de 2025, 08:31 - A | A

Sexta-feira, 14 de Março de 2025, 08h:31 - A | A

VOCÊ SABIA?

Trabalhadores que enxergam mal representam 25% dos acidentes de trabalho

CONTEÚDO ESPECIAL

 

1

 

 

Você sabia que 25% dos acidentes de trabalho são relacionados à visão e que 90% deles podem ser evitados com exames regulares de visão? E que cada dólar investido em saúde ocular gera retorno de 4 dólares em produtividade? Os dados são do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

 

Não enxergar direito, na verdade, pode resultar em acidentes com conseqüências graves tanto para a vítima quanto para a empresa que o contratou. Uma queda, por exemplo, pode resultar em colisões de veículos e máquinas, provocar cortes em ferramentas e vidros, além de queimaduras e lesões muscoesqueléticas por esforço excessivo.  

 

E os setores com mais fatores de risco são os ligados a construção civil, manufatura, transporte, agricultura, mineração, soldagem e laboratórios.  

 

Não seguir à risca as dicas pode custar caro. A legislação é rígida, tanto no Brasil quanto no mundo, sobre a necessidade de a empresas implementarem medidas preventivas, resguardando a saúde de seus colaboradores/empregados . Os óculos de proteção obrigatórios, por exemplo, estão previstos na NR6, do governo federal, que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual, as chamadas EPIs. Na Europa e nos Estados Unidos também existem regulamentações parecidas.  

 

2

 

 

O que é baixa visão? Melhor prevenir  

 

As causas da chamada ‘baixa visão’ são muitas. Entre as principais estao  a miopia (dificuldade em ver objetos distantes), hipermetropia (dificuldade em ver objetos próximos), astigmatismo ( visão embaçada), presbiopia (perda de visão de perto com idade), daltonismo (dificuldade em distinguir cores), catarata (opacidade no cristalino) e glaucoma (perda de visão periférica).   O melhor jeito de lidar com isso é prevenir. Por isso, exames regulares de visão, uso de óculos de proteção, iluminação adequada, avaliação de risco e implementação de protocolos de segurança são fundamentais às empresas. Um bom treinamento de segurança também ajuda bastante.    

 

Empregadores e trabalhadores que priorizam a saúde ocular previnem  acidentes e garantem um ambiente de trabalho seguro. Isso é fato!

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia