Em uma audiência marcada para 22 de fevereiro, ele vai orientar uma pessoa que deseja recorrer de uma multa de trânsito.
A ferramenta foi desenvolvida pela DoNotPay ("não pague", em tradução livre), que usa inteligência artificial para automatizar pedidos de reembolso e contestações de cobranças injustas. A ideia é que consumidores façam isso sem precisar contratar profissionais especializados.
O julgamento é considerado um marco pelo diretor-executivo da DoNotPay, Joshua Browder, que prometeu divulgar o resultado do experimento depois da audiência. Segundo ele, a empresa vai cobrir todos os custos se não ajudar a vencer a disputa.
"Pela primeira vez, um robô representará alguém em um tribunal dos Estados Unidos. A inteligência artificial da DoNotPay vai sussurrar no ouvido de alguém exatamente o que dizer", disse Browder.
O executivo afirmou à CBS News que o robô funciona em um celular, onde poderá ouvir os argumentos apresentados no tribunal e indicar, por meio de fones de ouvido, o que a pessoa que está sendo julgada deve responder.
A empresa não revela em que tribunal o teste será feito, nem o nome da pessoa que contará com a ajuda da inteligência artificial.
De acordo com a CBS News, a maioria dos tribunais americanos tem restrições sobre equipamentos eletrônicos, mas a DoNotPay decidiu aproveitar uma permissão relacionada a aparelhos auditivos.
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Joshua Browder, diretor-executivo da DoNotPay — Foto: Divulgação/DoNotPay
Robô tem mais de 100 serviços
O robô da DoNotPay será testado pela primeira vez em um tribunal, mas já é usado há anos para se comunicar com empresas por mensagens de texto. Ele está disponível em um aplicativo para iPhone (iOS) e um assistente virtual (chatbot) no Messenger.
No início, a ferramenta só permitia recorrer de multas de trânsito, mas, depois, passou a oferecer outras funcionalidades para cidadãos dos EUA e do Canadá. Hoje, ele tem mais de 100 serviços e ajuda a cancelar assinaturas, contestar taxas bancárias e acionar seguros, por exemplo.
O robô foi usado em mais de 2 milhões de casos, incluindo o cancelamento de 300 mil assinaturas, desde seu lançamento, em 2016, segundo Browder.
A ferramenta custa US$ 36 a cada dois meses (cerca de R$ 185, na cotação de 24 de janeiro). A empresa defende que ajuda consumidores a economizarem tempo e dinheiro, livrando-os da burocracia.
— Foto: Divulgação/DoNotPay

Robô da DoNotPay ajuda a cancelar assinaturas, contestar taxas bancárias, acionar seguros, entre outros
*Via g1
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