MATO GROSSO, 20 de Maio de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,10 / EURO 5,55 / LIBRA 6,49

variedades Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 08:15 - A | A

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 08h:15 - A | A

CORAL DA UFMT

UFMT abre inscrições para novos coralistas

UFMT

 

Divulgação

1

 

 

O Núcleo Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para novos coralistas nos três grupos que compõem o projeto: Coral UFMT, Coral da Terceira Idade da UFMT e Coral Infantojuvenil da UFMT. As inscrições começam a partir de segunda-feira (19), abertas a crianças, jovens, adultos e idosos. A rede social do núcleo possui todas as informações a respeito do trabalho desenvolvidos pelos três corais.

 

A maestra e coordenadora do Núcleo Coral UFMT, Dorit Kolling, destaca que as vagas estão abertas para os três grupos artísticos do núcleo. “O núcleo é composto por três grupos artísticos; o Coral UFMT, equipamento cultural oficial criado em 1980 e os outros dois, Coral Infanto Juvenil e Coral da Terceira Idade, que são projetos de extensão e tem um longo tempo, funcionando desde 1999”, destaca a professora sobre os grupos que este ano completam 25 anos.

 

As inscrições para o Coral Infantojuvenil acontecem entre os dias 22 e 29 de Fevereiro, por meio de formulário eletrônico. “Então, o perfil é aquele que atende aos grupos de crianças e adolescentes, entre 8 e 15 anos. Estas crianças e adolescentes novos vão preencher formulário de livre inscrição com as vagas esgotando para quem preencher primeiro”, pontua a coordenadora estimando em 20 vagas a serem preenchidas, aproximadamente. As inscrições dispensam experiência prévia como coralista e os ensaios acontecem às sextas-feiras de 19h até às 20h30.

 

Para o Coral da Terceira Idade o perfil é de pessoas acima de 60 anos, prioritariamente. “Serão 10 vagas para vozes femininas e 30 vagas para vozes masculinas. Esperamos que os nossos senhores atendam ao nosso chamado e tenhamos mais vozes masculinas cantando no coro este ano. A gente tem um grupo formado majoritariamente por vozes femininas. Por isso estamos tentando abrir mais vagas masculinas para termos um coro equilibrado. As inscrições para o Coral da Terceira Idade são por formulário eletrônico ou presencialmente na sede do Coral UFMT, localizada no Centro Cultural da UFMT, entre os dias 19 de Fevereiro e 1° de Março.

 

O Coral UFMT tem ensaios de segunda a quinta-feira, entre 18h e 20h. Às segundas acontecem os ensaios de vozes femininas, às terças de vozes masculinas e às quartas e quintas para todas as vozes. “O Coral UFMT, o grupo oficial, é formado por jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade. Vamos preencher vagas nas quatro vozes que compõem o coral: sopranos, contraltos, tenores e baixos. A gente busca um equilíbrio entre as vozes”, explicou a maestra Dorit Kolling. 

 

Seleção acontece em diferentes formatos

 

A respeito da seleção, há diferentes processos para os grupos que compõem o Núcleo Coral UFMT. “Para o Coral da Terceira Idade vai ter uma audição com nosso regente e os interessados em participar, para ouvir e fazer uma classificação. É uma seleção simples em que eles podem preencher o formulário, marcando o dia da audição, ou presencialmente para quem não conseguir preencher”, explica a coordenadora do grupo enfatizando a necessidade de atender o grupo que pode não ter tanta destreza no uso das ferramentas digitais.

 

 

No Coral UFMT a seleção acontece em duas fases para reconhecimento da desenvoltura do candidato como coralista. “Em um primeiro momento ele preenche o formulário e encaminha pelo formulário uma gravação, feita pelo celular, dele cantando. É uma etapa virtual em que ele grava a música que ele quiser em vídeo, encaminha pelo formulário e depois a gente vai ouvir todos e fazer uma primeira listagem. Então, vamos para a audição presencial para fazer a classificação vocal e verificar a voz  de cada candidato para ver se ele vai compor o naipe das sopranos, da contralto, ou tenores e baixos”, relata.

 

 
 
 
 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia