26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

geral Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 08:49 - A | A

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 08h:49 - A | A

TOXOPLASMOSE

UFMT apoia instituto para estudos sobre toxoplasmose

Redação

 

Willian Gomes - Secomm UFMT

1

 

 

A toxoplasmose é uma das zoonoses, doenças transmitidas por animais, mais comuns em todo o mundo. Causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, a doença pode se hospedar em humanos e outros animais e é alvo de estudos do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia (INCT) Toxoplasmose. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) compõe o núcleo como instituição parceira no trabalho liderado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com o professor João Luis Garcia. 

 

A professora da Faculdade de Medicina (FM) da UFMT, Michelle Igarashi Watanabe conta como será a participação a UFMT no Instituto Nacional de Ciência Tecnologia (INCT) Toxoplasmose. “Esse projeto de pesquisa aprovado no edital INCT é um projeto multicêntrico com o envolvimento de várias universidades e institutos. A UFMT tem parceria comigo e com o professor Richard Campos de Pacheco da Faculdade de Medicina Veterinária”, relata a professora. O trabalho em parceria aborda tanto as amostras em humanos, quanto em animais.

 

“Eu como estou na Faculdade de Medicina estou responsável pela coleta de amostras biológicas humanas de gestantes e amostras de neonatos para investigação da toxoplasmose congênita em parceria com os médicos Anselmo (ginecologista) e Francis (pediatra) e o professor Richard com amostras de animais. Com essas amostras realizamos bioensaios em camundongos para posteriormente caracterizarmos o genótipo do Toxoplasma”, destaca a docente sobre a doença que tem transmissão via oral, com a ingestão de alimentos e água contaminados e  congênita.

 

O projeto do INCT Toxoplasmose tem entre os objetivos simplificar o diagnóstico de triagem, tanto para as gestantes como para as crianças e desenvolver kits a baixo custo, estudar marcadores proteicos da infecção aguda e crônica da toxoplasmose. “É uma pesquisa que envolve amostras humanas de Cuiabá e regiões de pacientes atendidos pelo SUS. Com relação às amostras de animais, pode abranger todo Mato Grosso e até áreas Amazônicas”, finaliza a professora Michelle Igarashi Watanabe.

 

A doença

 

Extremamente comum, a toxoplasmose é uma doença causada pelo parasito Toxoplasma gondii, eliminado frequentemente junto a fezes de gatos infectados. A ingestão de água ou alimentos contaminados é a forma mais comum de infecção. Em pessoas saudáveis, a toxoplasmose produz apenas sintomas leves ou nem mesmo apresenta sintomas. Porém, quando a infecção ocorre durante a gravidez, o parasito pode atingir o feto e prejudicar o seu desenvolvimento.

*Via UFMT/Fiocruz

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia