27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

política Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 17:00 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 17h:00 - A | A

MILEI NA ARGENTINA

Bolsonaristas celebram "vitória da direita" e concentram debate nas redes

Redação

 

Reprodução/Twitter Javier Milei Milei

1

 

 

A presença de Jair Bolsonaro (PL) na posse do presidente argentino, Javier Milei, no domingo, 10, foi uma aposta da direita bolsonarista para inflar a popularidade do ex-presidente nas redes sociais e transferir capital político para figuras como o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

 

Levantamento da FGV Comunicação Rio, feito a pedido do Estadão, mostra que aliados atuaram de forma conjunta para celebrar uma "vitória da direita" e colocar Bolsonaro como uma figura-chave desse campo na América Latina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por outro lado, recebeu a pecha de "anão diplomático" no meio digital por não comparecer ao evento — a militância petista não conseguiu responder à altura.

 

 

A análise teve abrangência de 120 mil posts sobre a posse de Javier Milei no X (antigo Twitter), Facebook e Instagram, coletados entre os dias 4 e 11 de dezembro. Segundo o pesquisador da FGV Victor Piaia, o evento foi uma das grandes apostas do bolsonarismo no ano e, de fato, esse campo concentrou o debate nas redes sociais frente a uma reação tímida da esquerda.

 

Segundo o estudo, os elogios ao fato de Bolsonaro ter ocupado uma cadeira destinada a chefes de Estado chegou mais ao público do que a sua tentativa frustrada de se infiltrar em uma foto oficial de Milei com presidentes de outros países que compareceram ao evento, por exemplo.

 

*Via Conteúdo Estadão

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia