A 2ª Promotoria de Justiça de Diamantino notificou a dona de um cão de pequeno porte atingido com um chute, supostamente desferido por leiturista da concessionária estadual de energia elétrica, para que informe no prazo de 24 horas os danos causados ao animal. O veterinário que atendeu o cachorro também deverá apresentar o laudo sobre as consequências do golpe sofrido.
As diligências constam na “Notícia de Fato” instaurada pelo MPMT na sexta-feira (16), com base em imagens de câmera de videomonitoramento que registraram a violência cometida contra o cãozinho. O caso gerou grande repercussão na cidade.
“Em resumo, da análise da mídia que segue anexa ao presente despacho, denota-se que, no dia 15/12/2022, por volta das 09h47, no Bairro Jardim Adriana, nesta Comarca, um servidor da concessionária supramencionada desferiu golpe (chute/pontapé) em desfavor do animal doméstico (cachorro), durante seu horário de expediente, ocasião em que procedia com a medição/leitura de consumo de energia elétrica na residência da tutora do animal doméstico em comento, causando suposta lesão/edema na cabeça do animal, decorrente da lesão/golpe”, esclareceu o MP.
O próximo passo, conforme o MPMT, será a notificação da Concessionária Energisa para formulação de um Termo de Ajustamento de Conduta que abranja a reparação do dano moral coletivo, além da divulgação de informações nas mídias sociais de combate à crueldade contra animais.
Imagens
Pelas imagens divulgadas na internet, é possível ver que o funcionário da Energisa se aproxima de uma residência para fazer a leitura de consumo. No momento em que realiza o serviço, o cãozinho da unidade vizinha sai em disparada e chega até ele, que 'se defende' levantando a bota e acertando em cheio o animal. Atingido, o cãozinho fica em convulsão no chão. Uma mulher sai da casa vizinha e socorre o bichinho, levando-o para casa. A cena realmente é forte.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Energia enviou nota onde lamenta a ocorrência. Confira a nota.
"A Energisa lamenta o ocorrido e repudia toda e qualquer forma de violência. Também esclarece que desde o primeiro momento que soube do fato, entrou em contato com a cliente para apoiá-la, prestando todo o atendimento veterinário à Lola, a cachorrinha da moradora de Diamantino.
A empresa está pronta a dialogar sobre o tema. E ainda reforça que as equipes que trabalham em campo recebem treinamento específico para evitar ocorrências envolvendo cães, mas que vai reforçar esse trabalho com os colaboradores para que casos assim não aconteçam mais.
Além disso, pede o apoio da população para que evite que os animais domésticos tenham acesso às vias externas, evitando acidentes."
*Via Assessoria MP
Confira vídeo postado na internet pelo site Diamantino News:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP