O deputado estadual Valdir Barranco (PT) encaminhou requerimento à presidência da Energisa questionando os motivos que levaram a empresa a não estender o Programa Ilumina Pantanal para Mato Grosso. O programa já foi premiado por organismo internacional e está levando energia solar a centenas de famílias pantaneiras de Mato Grosso do Sul. Não há informação, porém, sobre a extensão do projeto para o lado mato-grossense do Pantanal.
O deputado elogia a iniciativa da empresa, mas questiona a sua restrição. "(...) Esta é uma forma sustentável de levar dignidade a muitas famílias pantaneiras", avalia Barranco, complementando, porém, não entender os motivos para não se desenvolver o programa em todo o Pantanal. (...). "Afinal, o Pantanal é um só", pondera o parlamentar no requerimento encaminhado à Energisa.
O projeto Ilumina Pantanal é realizado por meio de uma parceria entre o Grupo Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com o apoio do governo de Mato Grosso do Sul. A meta é levar energia elétrica por meio de placas solares a 2.090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde.
A iniciativa já recebeu prêmio do Solar & Storage Live Awards 2021, na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano). A premiação ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro em Birmingham, na Inglaterra.
Procurada há dias, a Energisa marcou entrevista para se posicionar sobre o projeto nesta quarta-feira (12).
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
CONFIRA REQUERIMENTO:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)