A construção do novo Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) foi tema de reunião entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ministério da Educação e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT). A finalização da obra e a organização do quadro de pessoal para o novo hospital, a partir da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) estiveram entre os principais assuntos abordados.
De acordo com o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, a reunião com a Diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tania Mara Francisco, tratou dos principais pontos do HUJM.
“Fizemos uma reunião com a Difes e a Seplag, em que levamos a demanda para o ajuste de contas do contrato entre a UFMT e o Estado de Mato Grosso para finalização. Encaminhamos também o cronograma de finalização a obra para que o MEC já possa planejar a descentralização de recursos em R$ 77 milhões para equipar o hospital que terá 290 leitos”, ressaltou o professor Evandro Soares da Silva.
O reitor da UFMT lembrou que a descentralização da obra faz parte do pacote de ações indicado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, ao visitar Mato Grosso.
“Nós triplicamos a capacidade de leitos do hospital assim como a necessidade de contratação de profissionais na área da saúde a partir da EBSERH para dar condições de ensino, pesquisa e extensão assim que o hospital for implantado”, disse o professor a respeito da implantação dos leitos que pode ser gradual no hospital que vai ter a obra finalizada em 2025.
Parcerias com Conab e Sudeco
O diálogo institucional também esteve aberto com outras instituições do governo federal como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Na Conab o encontro aconteceu com a Diretora-Executiva Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Rosa Neide Sandes de Almeida. Já na Sudeco a reunião foi com a Coordenadora-Geral de Execução de Programas de Desenvolvimento Regional, Larissa de Lavor Martinelli Pitrez e o Coordenador de Projetos de Desenvolvimento Regional, Stênio Rodrigues Barboza.
Na Conab a reunião tratou do Bid Pantanal, programa conduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com previsão de atuação em 12 municípios da Baixada Cuiabana. “Foi para dialogar sobre a carta consulta e todos os projetos em que a Rosa Neide gostaria de saber como está o Bid Pantanal. Dialogamos também a respeito da agricultura de subsistência e de pequeno porte para indígena com a proposta de piloto para as aldeias indígenas Xavante a respeito da saúde e da produção de alimentos com descentralização de recursos”, explicou o reitor.
O encontro da Sudeco abordou a possibilidade de parcerias. “Fomos recebidos pela equipe de engenharia onde dialogamos sobre a parceria nas áreas de desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras da Sudeco, além de outros projetos estruturantes com o desenvolvimento do Fundo do Centro Oeste para que a UFMT possa dar consultoria, capacitação e desenvolvimento de tecnologias e oportunidade de crescimento na agroindústria”, finalizou.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)