(crédito: Getty Images)

Elvis Amoroso (ao centro), um antigo aliado político de Maduro (à esquerda) e agora presidente do CNE
A oposição venezuelana liderada por María Corina Machado e Edmundo González publicou nesta quarta-feira (31) um site em que é possível verificar os supostos resultados das atas das eleições presidenciais que ocorreram no domingo (28) na Venezuela.
Os dados indicam que o candidato da oposição, Edmundo González, venceu o pleito com 7.119.768 votos (67%), enquanto o atual presidente, Nicolás Maduro, teria obtido 3.225.819 (30%). É possível verificar as atas no detalhe a nível nacional e estadual, por município e centro eleitoral.
A vitória indicada pelos dados da oposição contradiz o anúncio feito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que não apresentou as atas e proclamou a vitória de Nicolás Maduro.
O site divulgado por Machado e González (confira aqui) informa que foram digitalizados 24.384 boletins de voto, cerca de 81,21% do total de urnas, que continuam sendo contabilizadas. Compareceram à eleição um total de 10.613.881 eleitores, ou 60,19% do eleitorado.
A apresentação desses dados vem sendo exigida pela comunidade internacional para reconhecer o resultado das eleições na Venezuela.
“Já conhecemos os resultados, já os temos em todas as atas, então não se preocupem, porque conhecemos os resultados e a comunidade internacional também os conhece, também os viu”, disse González.
O resultado apresentado pelo CNE foi imediatamente rejeitado pela oposição, que diz ter contado com cerca de 90 mil testemunhas nas mesas de votação e, por isso, teria conseguido obter as atas que foram publicadas nesta quarta-feira no site, segundo o portal Infobae.
A proclamação da reeleição de Maduro e as denúncias de fraudes eleitorais desencadearam protestos por toda a Venezuela desde o domingo. Até a tarde desta quarta-feira, pelo menos 13 manifestantes morreram e 177 foram presos, segundo dados de ONGs.
Maduro pede perícia
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, apresentou um recurso ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) do país para que o Judiciário realize uma perícia das atas eleitorais em mãos de todos os partidos da Venezuela.
“O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) está pronto para apresentar 100% dos registros eleitorais que estão em nossas mãos e espero que a sala eleitoral [do TSJ] faça o mesmo com cada candidato e cada partido”, afirmou Maduro, proclamado reeleito pelo CNE.
O processo eleitoral da Venezuela permite que os fiscais de cada partido tirem uma cópia da ata eleitoral de cada uma das 30 mil mesas de votação do país. O pedido de Maduro é para que o Tribunal faça uma perícia para avaliar todos os documentos e verificar quem fala a verdade.
“Compare todas as evidências e certifique-se fazendo uma perícia do mais alto nível técnico dos resultados eleitorais das eleições de 28 de julho, que sejam os tribunais da República”, comentou.
“[Apresento esse recurso] que visa resolver este ataque contra o processo eleitoral, essa tentativa de golpe de Estado, usando o processo eleitoral, e esclarecer tudo o que precisa ser esclarecido sobre esses ataques, sobre esse processo”, completou o presidente.
*Com Agência Brasil e Infomoney
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)