25 de Maio de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,65 / EURO 6,43 / LIBRA 7,65

x da questão Sábado, 24 de Maio de 2025, 06:49 - A | A

Sábado, 24 de Maio de 2025, 06h:49 - A | A

LULA E PAES?

Lula é aconselhado a escolher Eduardo Paes como vice em 2026

Redação

 

Ricardo Stuckert

1

 

 

O site Metrópoles traz neste sábado (24) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi aconselhado, através de interlocutores, a escolher o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), como vice na chapa para a eleição nacional em 2026. A ideia partiu de lideranças petistas fluminenses, que entendem ser necessário um nome com capilaridade eleitoral no Sudeste e com apelo ao centro, visando garantir a reeleição no próximo pleito.

 

 

"A ofensiva mais recente pelo nome de Paes na chapa de Lula foi feita junto à ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, na última semana. Foi quando lideranças petistas se concentraram em Brasília para escolher o nome que representará a ala majoritária da sigla, a Construindo um Novo Brasil (CNB), no processo de eleição interna do partido", aponta o portal.

 

 

Atualmente, ainda segundo o Metrópoles, Paes é visto como candidatíssimo ao governo do Rio de Janeiro. O PSD acredita que o gestor carioca tem grandes chances de assumir o Palácio das Laranjeiras a partir de 2026. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgado em abril, ele lidera a corrida com 48,9% de intenção de voto, com chance de vitória em primeiro turno, a depender da margem de erro.

 

A reportagem lembra que o PSD está atualmente dividido. Possui três ministérios no governo (Agricultura; Pesca e Minas e Energia), mas também está contemplado no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo. 

 

Colocar Paes na vice, para uma ala petista fluminense, poderia fazer com que Kassab reforce a tese de que o governador deveria disputar a reeleição em São Paulo no ano que vem. Uma parte da direita quer ver Tarcísio de Freitas candidato a presidente em 2026.

 

 

Por outro lado, caso opte por Paes como vice, setores petistas defendem uma candidatura do atual vice, Geraldo Alckmin (PSB), ao governo ou ao Senado em São Paulo, visando oferecer um palanque forte a Lula no maior colégio eleitoral do país.

 

Jogo eleitoral sendo jogado.

 

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia