27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

geral Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 12:08 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 12h:08 - A | A

Trajetória em livro

Curso de Comunicação da UFMT é tema de livro

Divulgação

Fruto de um projeto experimental, o livro-reportagem é  dividido em duas partes.

Fruto de um projeto experimental, o livro-reportagem é dividido em duas partes

Já está disponível para venda o livro da jornalista cuiabana Celly Silva,  “Somos todos COS! – História do Movimento Estudantil de Comunicação Social da UFMT”, que traz uma homenagem aos ex-alunos que deixaram sua marca na construção de uma educação de qualidade,  por meio de suas atuações no Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) e na Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social (Enecos), além de lembrar professores e jornalistas do mercado local, que, ainda nos anos 80, fomentaram a criação da faculdade em Mato Grosso.

O livro é  uma forma de resgatar a memória e agradecer a essas pessoas que deixaram seu legado, que, de pouco em pouco, foram fazendo do curso de Comunicação Social da UFMT uma referência”, afirma a jornalista.

Fruto de um projeto experimental, o livro-reportagem é  dividido em duas partes: a primeira, contando a cronologia do curso, perpassando as gestões do centro acadêmico desde sua fundação,  em 1991, por comunicadores hoje consagrados, como Aline Cubas, Ademar Adams, Luzimar Collares e Justin Fiori, até meados dos anos 2000, época que encerrou um ciclo de luta em prol da construção  do prédio próprio da faculdade. A segunda parte da obra traz uma série de perfis escritos a partir de entrevistas com os ex-militantes: Ademar Adams, Jonas da Silva, Lairce Campos, Yuri Kopcak, Janaina Pedrotti, Carol Araújo,  Evandro Birello e Carlos Augusto dos Santos.

A autora, que foi militante estudantil, explica que  o livro busca reconhecer o trabalho dessas figuras em favor do ensino público e causar a reflexão, nos atuais estudantes e leitores em geral, sobre a importância de valores como a coletividade,  a solidariedade, a responsabilidade social. “É comum , na universidade pública, ouvir reclamações dos alunos sobre a falta de professores, de equipamentos, de verba para projetos... Por outro lado, é difícil encontrar pessoas dispostas a fazer algo para mudar essa situação. E quando isso acontece, é raro o reconhecimento. O livro é  uma forma de resgatar a memória e agradecer a essas pessoas que deixaram seu legado, que, de pouco em pouco, foram fazendo do curso de Comunicação Social da UFMT uma referência”, afirma Celly Silva.Disponível na versão e-book e também  impresso, “Somos todos COS!” foi lançado no dia 17 de maio, no Centro Cultural  da UFMT, juntamente com outras publicações da Editora Universitária e está disponível por R$ 35 no Sindicato de Jornalistas de Mato Grosso e na sede da editora da instituição. 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia