14 de Julho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,43 / EURO 5,93 / LIBRA 7,05

geral Sábado, 03 de Abril de 2021, 15:48 - A | A

Sábado, 03 de Abril de 2021, 15h:48 - A | A

LUTO NA ARTE!

Clóvis Irigaray morre aos 72 anos; comoção nas redes sociais

G1 MT

— Foto: Divulgação

Clóvis Irigaray morreu aos 72 anos em Cuiabá

 

Clóvis Irigaray, considerado um dos artistas que mais representava a gênese da pintura moderna em Mato Grosso, morreu aos 72 anos neste sábado (3), em Cuiabá. Não há informações sobre a causa da morte do artista.

A morte dele gerou comoção nas redes sociais. Representantes da cultura mato-grossense, políticos, amigos e familiares lamentaram o falecimento do artista.

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Natural de Alto Araguaia (MT), Clóvis Irigaray já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Irigaray chamava a atenção pelo rosto todo tatuado na cor azul.

Clóvis Irigaray — Foto: Rai Reis

Clóvis Irigaray — Foto: Rai Reis

Ele iniciou sua carreira artística em 1968. Em 1974 começou a desenhar temas indígenas, que segundo Irigaray, é sua grande descoberta e a realização de sua natureza.

Com 40 anos de carreira artística, ele conquistou vários fãs e admiradores das suas obras, mas além disso, durante esse tempo ele conquistou muitos prêmios, sendo considerado um dos artistas plásticos mais bem premiado de Mato Grosso.

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Em 2013, foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia

Martha Aulete Hirsch 05/07/2023

E Luce Iragaray? E o Brasil precisa de \"luces\". O Brasil está em fraqueza enorme. Na cultura e na arte. Só feiúra. Nada da alta literatura nas escolas. No tempo e no espaço. Breguices e baranguices da religião cujo nome é PT. O PT é barango. O PT é o Kitsch político. E os ditos supostos intelectuais (ditos por seus pares) como João Cezar de Castro Rocha apoia aPedeuTa bandido. A saber: O mula. Eis aí a esquerdalha brasileira apoiadora da cultura de massas petista. Está ela morrendo de raiva da tradição e do bom senso... No Brasil todo... E, igualmente, está querendo impor o mau gosto geral, ou seja: a cultura de massa, via ministério da cultura. Nas TVs. Nas músicas ruins. No teatro etc. E, também, por outro lado, impor à população todo tipo de rebaixamento cultural e educacional. O PT nivela a arte e a cultura por baixo. A favor de tudo que é baranguice. O PT é o Kitsch político do Brasil. O mula é um aPedeuTa. Sempre aquele papinho furadérrimo do esquerdismo... Como tudo irá ficar? Eis a dúvida.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1