13 de Maio de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,68 / EURO 6,31 / LIBRA 7,49

geral Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 17:17 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 17h:17 - A | A

'DEI UM SENTIDO À MINHA VIDA'

‘Vou morrer feliz’, declarou Mujica em entrevista há sete meses

Redação

 

Reprodução

1

 

 

O ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica, do Uruguai, morreu aos 89 anos nesta terça-feira, 13, vítima de um câncer no esôfago. Em outubro do ano passado, em entrevista ao El País, ele falou sobre a morte.

 

“Eu me dediquei a mudar o mundo e não mudei po*** nenhuma, mas estive entretido. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei um sentido à minha vida. Vou morrer feliz, não por morrer, mas por deixar uma marca que me supera com vantagem. Nada mais”, declarou.

 

 

“Não tive uma vida inútil, porque não gastei minha vida apenas consumindo. Gastei sonhando, brigando, lutando. Apanhei e tudo o mais. Não importa, não tenho contas a acertar. Com Lucía, gastamos nossa juventude toda nessa aventura de viver”, completou.

 
Em janeiro, Mujica anunciou que o câncer no esôfago tinha se espalhado. "O câncer no esôfago está colonizando o fígado. Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta", disse Mujica, ao jornal uruguaio Búsqueda, em 7 de janeiro. 

 

Na última segunda-feira, 12, a esposa do líder político uruguaio, Lucía Topolansky, anunciou que ele estava em estado terminal e sob cuidados paliativos. De acordo com a senadora, os médicos estavam tentando “fazer isso acontecer da melhor forma possível”, mantendo-o sem dor, capaz de dormir e sem ansiedade.


A informação da morte de Mujica foi confirmada por Yamandú Orsi, presidente do Uruguai, que lamentou a perda. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, militante, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido Velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”

 

Nascido em 20 de maio de 1935, em Montevidéu, Pepe integrou o Movimento de Liberação Nacional - Tupamaros. O grupo guerrilheiro atuava em assaltos a bancos, distribuindo dinheiro para a população pobre da capital uruguaia.

 

Um dos grandes líderes políticos da América do Sul, Mujica foi presidente do Uruguai de 2011 a 2015. Após deixar o cargo, ele se tornou senador, posto que ocupou até 2018. Antes, também foi ministro da Agricultura.

 

*Via Terra

 

Veja momentos marcantes da vida de Pepe Mujica, via CNN:

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia