23 de Julho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,57 / EURO 6,07 / LIBRA 7,20

economia Segunda-feira, 31 de Maio de 2021, 09:08 - A | A

Segunda-feira, 31 de Maio de 2021, 09h:08 - A | A

ECONOMIA

Prazo para entregar a declaração do IR termina nesta segunda-feira

Metrópoles

Reprodução

ECONOMIA1.jpg

 

O prazo para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020, termina às 23h59 desta segunda-feira (31/5). De acordo com o último balanço da Receita Federal, já foram entregues 27.576.564 declarações do IRPF e a expectativa é que cerca de 32 milhões de documentos ainda sejam recebidos.

A data final para entrega da declaração de IR foi estendida de abril para maio, em razão da pandemia. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A penalidade é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. Além da multa, o CPF pode ficar irregular, o que impede a liberação de empréstimos, a retirada de passaportes, a obtenção de certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, e a participação em concurso público, até a regularização da situação.

Receita Federal contabiliza o total de rendimentos (o quanto você ganhou) e gastos dedutíveis de todo o ano, e compara com o que já foi recolhido a cada mês. O resultado deste cálculo indicará se o cidadão ainda deve recolher imposto (pagar mais) ou ser restituído com parte dele. 

Documentação

Na hora de fazer a declaração, é necessário ficar atento aos documentos. São necessários todos os rendimentos durante o ano de 2020, inclusive os isentos e não tributados pelo Imposto de Renda, como saque de FGTS e indenizações por acidente de trabalho, além de bens, despesas médicas, odontológicas, gastos com educação, aluguéis, pagamento de pensão alimentícia, dependentes, operações na bolsa de valores, entre outros.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia