14 de Maio de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,61 / EURO 6,28 / LIBRA 7,46

cidades Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 09:09 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 09h:09 - A | A

EXEMPLO PARA O BRASIL

Junto com o governo, prefeitura de Jaciara inova e constrói condomínio inédito para idosos

Redação

 

1

 Vila Aconchego: 54 residências para idosos

 

Chamado de Vila Aconchego, o residencial que oferece moradia gratuita e exclusiva para idosos ou casal de idosos, será o primeiro conjunto habitacional público, em Mato Grosso, e está localizado no município de Jaciara (148 quilômetros de distância de Cuiabá). Uma parceria do Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Jaciara.

 

A obra avaliada em R$ 12 milhões, conta com 54 casas geminadas com sala, cozinha, banheiro e quarto, com toda acessibilidade necessária. Além disso, o residencial que possui 3 mil metros² de área construída irá oferecer piscina, salão de festas, academia, churrasqueira, praça interna, redário e um amplo espaço para caminhada.

 

2

 Lançamento do residencial 'Vila Aconchego'

 

Com isso, governo e município pretendem melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas. “Muitos acabam sozinhos, com depressão, então criamos uma política habitacional para idosos em que vão poder conviver com outras pessoas, ter assistência médica e lazer sem precisar pagar pela casa. Isso é respeito, cuidado e dignidade para os nossos idosos”, observou a prefeita da cidade.

 

Andreia considera ainda que “com esses esforços conjuntos, Jaciara se destaca como um exemplo de preocupação e cuidados com os idosos, proporcionando não apenas um lar, mas um ambiente verdadeiramente acolhedor e propício ao bem-estar”, disse a prefeita.

 

Para o govenador do estado, Mauro Mendes, iniciativas como essa realizada em Jaciara, são importantes para criar ambientes adequados à população idosa, considerando as projeções do IBGE que indicam um aumento considerável no número de idosos no país até 2060.

 

“É um papel do Estado cuidar também dessas pessoas e acolhê-las”, pontuou o governador, evidenciando o comprometimento do Estado em assegurar uma melhor qualidade de vida à melhor idade”, destacou Mauro Mendes.

 

Com isso, Jaciara entra para a lista das cidades que são exemplos no Brasil, quando o assunto é política residencial voltada à melhor idade. João Pessoa, por exemplo, foi a primeira cidade brasileira, a entregar um espaço semelhante ao que será inaugurado em Mato Grosso. Americana (SP), Foz do Iguaçú (PR), Prudentópolis (PR) e Arapongas (PR), também engrossam essa fila de política residencial voltada à melhor idade.

 

3

 Prefeita Andréia Wagner: antigo sonho

 

Condomínio exclusivo era um sonho

 

Segundo a prefeita Andréia Wagner, a construção do residencial era um sonho antigo, quando ainda estava primeira-dama e secretária do Social, em Jaciara.

 

Quando assumiu a prefeitura, em 2021, a gestora conta que se organizou com sua equipe para criar o projeto e apresentar a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes.

 

“Quando a nossa primeira-dama viu o projeto, de cara ela já apaixonou e nos apoiou do começo deste projeto já no papel, até agora com as estruturas quase concluídas e o resultado é este que já é possível visualizar”, destacou Andréia Wagner ao revelar sua admiração por Virgínia que não mediu esforços para transformar o projeto em realidade.

 

Primeiro Mirante de Vidro 

 

Reprodução

2

 

Também com o apoio do Executivo Estadual, Jaciara inaugurou o primeiro Mirante de Vidro de Mato Grosso, em novembro de 2027. A obra recebeu aporte financeiro do Governo do Estado. O local, que mais parece uma pintura em tela, se tornou rota turística para os amantes da natureza. Para isso, foram investidos R$ 3,8 milhões, provenientes do programa Mais MT, além de emenda parlamentar do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), ex-prefeito de Jaciara por dois mandatos consecutivos.

 

*Via assessoria

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia