O jogo eleitoral é bruto. Recentemente, o suplente de deputado, ex-secretário de Estado e professor da UFMT, Suelme Fernandes, escreveu artigo sobre a guerra eleitoral. No artigo "Em tempo de murici, cada um cuida de si!", Suelme abordou a verdadeira guerra entre os candidatos seja a deputado estadual, federal ou senador, para vencer às eleições. Ele lembrou que a tal 'guerra' envolve candidatos da própria legenda, já que há uma disputa interna.
"(....) É de praxe nos partidos que os nomes mais competitivos, em especial, entre os que disputam a segunda e terceira vaga de estadual e federal, já fiquem de olho nos potenciais concorrentes dentro da própria chapa, monitorando-os. Em alguns casos esses candidatos podem atacar deslealmente os redutos eleitorais chamados chocadeiras de votos desses adversários na reta final", escreveu Suelme Fernandes.
Eleito suplente de deputado estadual em 2018, ele não revelou se vou vítima desta engenharia eleitoral. O fato, porém, é que o 'jogo lembrado por Suelme vem sendo jogado'.
Uma decisão da justiça eleitoral na quarta-feira (24) em desfavor de João Vitor Noronha de Oliveira Santana mostra um pouco disso.
O cidadão foi condenado a retirar em 24 horas, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, texto pejorativo contra o candidato a reeleição, deputado Sebastião Rezende, do União Brasil. A decisão é da juíza Ana Cristina Silva Mendes.
A acusação? João teria divulgado mensagem contra Sebastião Rezende usando montagem de texto onde o presidente Bolsonaro pediria para não votar em 'fichas sujas'.
O detalhe é que João Santana seria assessor de um dos coordenadores da campanha do ex-governador Júlio Campos à uma vaga na Assembleia Legistiva, vereador Marcrean Santos. Sebastião Rezende e Júlio Campos brigariam por uma eventual terceira vaga do União Brasil à Assembleia.
Há quem diga, porém, que a disputa é rixa de igreja, já que Marcream é adversário de Rezende na igreja Assembleia de Deus.
Seja lá o que for, o fato é que o tal 'fogo amigo', alardeado por Suelme Fernandes, está firme, forte e ativo.
O adversário mais perigoso pode estar muito perto.
Confira, abaixo, a decisão judicial:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP