A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) está voltando a ser protagonista em políticas públicas voltadas à área de abastecimento de alimentos. A avaliação é do mato-grossense Thiago dos Santos, que vem se destacando na diretoria de Operações da Companhia.
Ações como a política de Aquisições do Governo Federal (AGF), executado por sua Diretoria, retomou estoques públicos, que a princípio estão sendo feitos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Tocantins e Bahia. O governo federal já efetuou a compra de 500 mil toneladas de milho que dão em torno de 8,3 milhões de sacas.
Uma das dificuldades a serem superadas pelo Conab, admite Santos, é aumentar a capacidade estática de armazenagem de estoques públicos principalmente em Mato Grosso, que tem batido recordes de safras passadas.
Thiago dos Santos destaca também a importância de programas de caráter social, como o de venda 'balcão de milho'(ProVB) a pequenos produtores, principalmente no Nordeste e regiões afetadas por estiagem, inclusive com aberturas de novas unidades satélite de vendas levando o milho mais em conta onde realmente precisa.
“Mato Grosso é o maior produtor de milho do País e tenho defendido a necessidade de instituirmos o ProVB também em nosso Estado, principalmente para atender pequenos criadores de aves e bovinos em época de entressafra, onde a Conab equaliza o preço para que pequenos criadores comprem pequenas quantidades e com acesso a preço de compra de atacado”, avalia.
Outra frente
Outra ação executada pela Diretoria de Operações da Conab nestes primeiros seis meses de governo é o leilão de subvenção para os produtores de borracha. Ao todo 31 mil toneladas foram ofertadas para negociação, com bom aproveitamento de subvenção aos produtores.
A Diretoria também executa a compra e distribuição das cestas de alimentos do governo federal. Nestes primeiros meses a diretoria tem sido muito ativa, com atendimento a indígenas, bem como pessoas que estão em áreas com desastres climáticos nos Estados do Rio Grande do Sul, Alagoas e Pernambuco.
O diretor enfatiza o trabalho da outra representante de Mato Grosso na Conab neste trabalho: a diretora-executiva Administrativa, Financeira e de Fiscalização, Professora Rosa Neide.
“Estamos trabalhando com muito foco para promover o acesso às organizações da agricultura familiar ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), principalmente em Mato Grosso. Em nosso Estado, dentro dos 50 dias que o programa ficou aberto para recebimento de propostas superamos todos os anos anteriores. Foram cadastradas mais de R$ 25 milhões”, destaca.
Que Thiago Santos e Rosa Neide possam continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento do país. Com safras recordes de grãos a cada ano, o desafio só cresce.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)