Você sabia que pode ter acesso em Cuiabá ao tradicional licor de Canjinjin de Vila Bela da Santíssima Trindade, nossa primeira capital? Ou a também tradicional 'esquenta xereca', a base de cachaça e amendoim? Ou o 'levanta deitado', com cachaça e ervas?
Pois tem um empório no Mercado do Porto, dois pontos de produtos artesanais na cidade e vilabelenses que produzem e vendem diretamente bebidas tipicamente mato-grossenses aqui na capital.
Também conhecido como 'viagra pantaneira', o canjinjin era uma bebebida oferecida (por dançarinas) ao reis, na África, e chegou a Vila Bela através dos escravos. Com o tempo, foi incorporado aos festejos da Dança do Congo.
Além de energético, o licor é tido como um afrodisíaco imbatível e um bom remédio contra gripe e cansaço.
A receita é sugestiva: cachaça, mel, canela, erva-doce, gengibe e erva quebra-cama. Há outros ingredientes considerados "segredos", o que garante uma exclusividade de sabor ao licor. O teor alcoólico é alto: 30%.
O 'esquenta xerenca', garante quem já provou, não fica devendo nada à canjinjin. As ervas dariam uma energia especial aos apreciadores, sejam homens ou mulheres.
O vídeo abaixo, divulgado na internet, traz a venda do produto no Mercado Porto, também em Cuiabá. Além da canjinjin, destaca a venda de especiarias regionais como 'esquenta xereca' e 'levanta deitado'. Ficou bacana.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP