– foto: Um só planeta/Divulgação

Designers britânicos desenvolveram um carro elétrico que promete substituir esse segmento do transporte aéreo
Mesmo que os voos de curta distância sejam rápidos, bem como a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, acabam emitindo uma alta quantidade de Dióxido de Carbono (CO2), podendo ser o dobro do que é produzido por um carro médio ao longo de uma viagem. Pensando nessas questões de preservação ambiental, designers britânicos desenvolveram um novo modelo de carro elétrico – como uma solução ecológica e acessível – que tem a pretensão de substituir o segmento de transporte aéreo.
Agência britânica de design cria carro elétrico com baixo nível de emissão de carbono, que servirá para substituir voos de curtas distâncias
O Budget Air Car é o modelo de carro elétrico desenvolvido pela Car Design Research – CDR, uma agência britânica de design especializado em mobilidade futura. Com um belo visual, bastante semelhante a um carro de brinquedo, o Budget Air Car pode transportar até seis passageiros em três fileiras.
Além disso, o Budget Air Car possui direção autônoma e propulsão elétrica. Já se tratando de seu desenvolvimento, o principal objetivo da agência é minimizar as emissões de CO2, principalmente em viagens que podem ser realizadas em poucas horas, como por exemplo voos de curtas distâncias, a conhecida ponte aérea. Estima-se que cada pessoa produziria cerca de 5 CO2 g/km ao usar o carro elétrico da CDR.
Ou seja, apenas 2% dos 250 CO2 g/km que a mesma pessoa iria produzir em uma viagem de avião, caso realizasse o mesmo trajeto. Deste modo, uma pessoa poderia realizar em torno de 50 viagens no carro elétrico, possuindo o mesmo impacto no meio ambiente, ao invés de uma única viagem de avião, com a mesma distância.
Características do Budget Air Car
De acordo com a britânica Car Design Research, a tendência do Budget Air Car é a eficiência, pois apesar de sua ideia inicial de ser útil em viagens curtas, o carro foi totalmente planejado com trem de força elétrico que possa suportar também as viagens de longa distância.
Dessa forma, o projeto do carro elétrico da CDR priorizaria não somente a performance do veículo, mas também sua autonomia. Se tratando do interior do veículo, para que seja possível alocar até seis pessoas em três fileiras, o carro, que ainda é apenas um conceito digital, terá em torno de 5 metros de comprimento, 1,8 m de largura e mais 1,5 m de altura.
Restrição de voos de curta distância
Após análise, foi possível identificar que cerca de 80% dos voos nos países da Europa são feitos em trajetos de curta distância. Por isso, como uma forma de diminuir o alto índice de CO2 que é emitido nessas viagens, alguns países europeus já estão restringindo voos de curtas distâncias.
O parlamento da França, no ano passado, votou na proibição de voos internos de curto trajeto, caso houvesse uma alternativa ferroviária viável e a viagem nessa modalidade durasse no máximo 2h30.
O governo da Áustria decidiu que a rota mais curta traçada dentro do país, que é entre a capital Viena e a cidade de Salzburg, agora será realizada via trem, levando apenas cerca de três horas.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)