O apresentador Tiago Pavinatto, da Jovem Pan News, conseguiu chamar atenção e repercutir nas redes sociais na segunda-feira (12) por fazer um gesto obsceno na tela durante o discurso do ministro Alexandre de Moraes na diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin como presidente e vice do Brasil. Ao vivo, o âncora do canal de notícias fez caras e bocas durante a fala do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pavinatto deu show de desrespeito, com caretas e gestos, inclusive a obscenidade, sem se preocupar com etiqueta ou ética. Também colocou uma caneta na boca, rasgou um papel em frente à câmera e mastigou a folha, cuspindo para o alto em seguida.
Diante disso, a imagem do jornalista foi cortada e, quando retornou ao ar, ele apareceu mais contido.
O discurso que ele ironizou dizia respeito à defesa da democracia, a condenação das fake news e aos ataques ao sistema eleitoral, que ganharam força neste ano entre os adeptos extremistas de Jair Bolsonaro.
"A utilização em massa das redes sociais foi subvertida para disseminar a desinformação, os discursos de ódio e as notícias fraudulentas, as famosas fake news", discursou o ministro. "A utilização das redes sociais foi desvirtuada por extremistas no intuito de desacreditar as notícias veiculadas pela mídia tradicional."
"Os extremistas, criminosos, as milícias digitais, passaram a atacar a mídia tradicional para, desacreditando-a, substituir o livre debate de ideias, garantido pela liberdade de expressão e de imprensa, por suas mentiras autoritárias e discriminatórias", acrescentou Moraes.
O evento ocorreu no TSE com a presença de apoiadores e aliados do presidente eleito do Brasil.
A diplomação do presidente e do vice marca o fim do processo eleitoral. No evento, eles recebem um certificado atestando que as eleições foram legítimas, que os partidos estão dentro da legalidade e que os políticos estão aptos a tomar posse em 1º de janeiro.
Diante da repercussão negativa de seus gestos, Pavinatto foi às redes sociais atacar os críticos. "Gesto obsceno foi o discurso do Ministro… ou deboche também virou crime?", ele escreveu no Twitter.
Apesar das críticas, vários bolsonaristas manifestaram admiração pela micagem do apresentador.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP