28 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

variedades Sábado, 05 de Agosto de 2023, 07:00 - A | A

Sábado, 05 de Agosto de 2023, 07h:00 - A | A

SEXTOU?

Funcionários são menos produtivos e erram mais às sextas, diz estudo

Terra

 

Foto: creativeart via Freepik

1

Estudo aponta que trabalhadores diminuem a produtividade às sextas-feiras

 

Você é o tipo de funcionário que conta os minutos para celebrar o esperado "sextou"? Bom, você não está sozinho nessa. Um estudo revelou recentemente que a expectativa pelo fim do expediente torna os funcionários menos produtivos e mais propícios a cometerem erros. 

 

O estudo, realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade Texas A&M, foi publicada na revista científica PLOS ONE. 


Como parte do experimento, os cientistas analisaram o rendimento de funcionários de escritórios do estado norte-americano do Texas, nos Estados Unidos. 

 

De acordo com o estudo, na sexta-feira à tarde a produtividade dos funcionários cai significantemente. Além disso, os trabalhadores ficam mais propensos a cometer erros. 

 

Foram coletados dados de uso do computador de 789 funcionários que atuaram no escritório de uma grande empresa de energia entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018.

 

O grande diferencial desta pesquisa foi que, em vez de estudar o autorrelato dos funcionários, que pode ser subjetivo, os pesquisadores analisaram métricas de uso do computador.

 

A pesquisa levou em conta dados como velocidade de digitação, erros de digitação e atividade do mouse. Desta forma, puderam obter dados objetivos e não invasivos sobre os padrões de trabalho do computador, disse em comunicado Mark Benden, professor e chefe do Departamento de Saúde Ambiental e Ocupacional da universidade.

 

Os cientistas compararam os padrões de uso do computador em diferentes dias da semana e horários para ver que tipos de padrões surgiram.

 

“Descobrimos que o uso do computador aumentou durante a semana e caiu significativamente nas sextas-feiras”, disse Roh em comunicado, ele é professor assistente do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística, que também assina o estudo.


“As pessoas digitavam mais palavras e tinham mais movimentos do mouse, cliques e rolagens do mouse todos os dias de segunda a quinta-feira, e menos dessa atividade na sexta-feira”, acrescentou.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia