O presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) entre os eleitores no estado do Rio de Janeiro, conforme com dados da Pesquisa Genial/Quaest, divulgados na quarta-feira (15/9). Na edição de agosto, os dois candidatos estavam empatados, com 39% das intenções de voto dos eleitores fluminenses para o pleito de 2 de outubro.
A edição de setembro do levantamento feito pela Quaest para a Genial Investimentos revelou que Bolsonaro passou a ter 40% das intenções de voto, na pesquisa estimulada para o primeiro turno, com quatro pontos percentuais de vantagem. Enquanto isso, Lula, que recuou três pontos percentuais em relação ao mês passado, para 36%.
Ciro Gomes (PDT), por sua vez, ganhou dois pontos percentuais, passando de 6%, na edição de agosto, para 8%, em setembro. Simone Tebet (MDB) avançou um pouco mais, passando de 2% para 5% na mesma base de comparação.
Empate técnico
Na simulação para o segundo turno, o empate técnico persiste, com Bolsonaro numericamente à frente de Lula, com 45% das intenções de voto contra 44% do candidato petista.
Segundo o levantamento, para 44% dos eleitores, a volta do PT ao poder é motivo de medo, enquanto para 42% temem a continuidade do governo Bolsonaro.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas no estado do Rio com mais de 16 anos entre os dias 10 e 13 de setembro. As entrevistas foram realizadas presencialmente nas casas dos eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Na 18ª edição nacional da Pesquisa Genial/Quaest , divulgada na terça-feira (14/9), Lula mantém a vantagem, embora menor, de oito pontos percentuais, com 42% das intenções dse voto no primeiro turno. Bolsonaro, por sua vez, estacionou.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP