Em pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado Valtenir Pereira (MDB) disse que encaminhou ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, pedido de audiência para tratar da fixação de preço do medicamento para a Atrofia Muscular Espinhal (AME).
Atrofia muscular espinhal é uma doença genética rara e de pouco tratamento, que afeta aproximadamente um em cada dez mil nascidos vivos.
Conforme o deputado, em agosto do ano passado foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a terapia gênica que fornece uma cópia do DNA ausente, que produz a proteína para alimentar os neurônios motores da criança que nasce com a atrofia, corrigindo o defeito genético.
Acontece, criticou Valtenir, que o medicamento da terapia gênica não pode ser comercializado no Brasil, porque a legislação da Anvisa é avançada, enquanto a legislação para fixação de preços de medicamentos da CEMED “é uma legislação atrasada, uma ordem totalmente invertida!”.
A CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) é o órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil e a Anvisa exerce o papel de secretaria executiva.
Embora ainda a medicação da terapia gênica não tenha sido autorizada sua comercialização no Brasil, o deputado Valtenir observou que ela é “uma medicação que faz a diferença significativa” na vida das crianças que nascem com a doença.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)