04 de Outubro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,48 / EURO 6,04 / LIBRA 7,19

política Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 07h:00 - A | A

FANTASMA COMUNISTA

Campanha de Lula usa "fantasma do comunismo" em propaganda para desmentir fake news

Yahoo Notícias

(Foto: Reprodução/Twitter)

1

Campanha de Lula brincou com o "fantasma do comunismo", fortemente usado por apoiadores de Bolsonaro, para desmentir fake news.

 

Um vídeo distribuído nas redes sociais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usa o “fantasma do comunismo” para desmentir as afirmações feitas contra o candidato à Presidência.

 

Em tom bem humorado, a campanha traz um personagem fantasiado de fantasma que lança frases dizendo que o Brasil vai virar comunista com Lula ou que o petista vai fechar igrejas, e é rebatido por outro personagem que não acredita nas informações.

 

O termo” fantasma do comunismo” se popularizou como uma referência ao combate à ideologia de esquerda no Brasil, protagonizado principalmente por militares durante a Ditadura Militar. De lá para cá, políticos da ala conservadora continuam utilizando a ideia de que o comunismo vai dominar o país, fechar igrejas e destruir a economia para assombrar os eleitores mais conservadores.

 

A campanha de Lula brinca com a expressão para falar sobre uma notícia falsa que tem sido central na campanha. Ainda no dia 16 de agosto, início oficial do período de disputa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu eco à mentira contada por seus apoiadores de que o petista vai fechar igrejas, caso retorne à Presidência.

 

 

No Twitter, ele disse: “É preciso estar atento. A partir de hoje, mais do que nunca, os que amam o vermelho passarão a usar verde e a amarelo, os que perseguiram e defenderam fechar igrejas se julgarão grandes cristãos, os que apoiam e louvam ditaduras socialistas se dirão defensores da democracia”.

 

O novo vídeo de Lula rebate a fake news e lembra que o governo petista nunca fechou templos e foi responsável pela aprovação da lei de liberdade religiosa (Lei nº 10.825, de 22 de dezembro de 2003).

 

Confira o diálogo:

 

Fantasma: Buuh! Com Lula o Brasil vai virar comunista!

 

Personagem: Você de novo, cara? O melhor tempo foi o do Lula! O povo comprava casa, carro.

 

Fantasma: O Lula vai fechar as igrejas!

 

Personagem: Ele nunca fechou. Inclusive, foi o Lula que assinou a lei de liberdade religiosa.

 

Fantasma: O PT vai quebrar o Brasil de novo!

 

Personagem: Nunca quebrou. Com o Lula, o Brasil virou foi a sexta economia do mundo. Sai Pra lá assombração!

 

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Vídeo



Comente esta notícia