27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

opinião Sexta-feira, 01 de Abril de 2022, 10:26 - A | A

Sexta-feira, 01 de Abril de 2022, 10h:26 - A | A

OPINIÃO

Patriotismo esquecido

*FLÁVIO STRINGUETA

1

 

 

Quase tudo em nossa vida é questão de costume. Ou condicionamento, como preferem alguns. Nos acostumamos a acordar cedo, a almoçar em tal horário, jantar também, assistir a programas que nos distrai, fazer exercícios físicos.

 

Um costume tanto demora para ser adquirido quanto para ser desprezado por nós humanos. Mais até do que uma simples lei, que para ser criada ou revogada necessita apenas de uma "canetada".

 

Sim, estou me referindo à nova Lei do Patriotismo criada agorinha em nosso Estado. Excelente iniciativa, que atende bem nossos anseios. Os brasileiros perderam o costume de ser patriota. De idolatrar nossos símbolos, cantar nossos hinos, comemorar datas históricas.

 

Na minha infância e adolescência, era costumeiro, inclusive em escolas particulares, astear a bandeira nacional e cantar o Hino Nacional. Aprendemos a até como amarrar a bandeira à corda que a fazia ir radiante ao local mais alto do mais alto dos mastros. Há sim uma técnica para isso. Não é com qualquer nó que se faz essa amarra, mas com o Nó da Bandeira. Vejam o tamanho de sua importância. Tem um nó exclusivo para ela.

 

O patriotismo deve ser ensinado desde a infância. Amar nossa pátria, nosso país, é importante para, no futuro, nos dispormos a defendê-lo.

O Hino à Bandeira é igualmente tão lindo quanto o Hino Nacional. Creio que essa lei poderia tê-lo incluído na atividade. "Salve lindo pendão da esperança, salve SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ". Nossa BANDEIRA, nosso SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ.

 

O patriotismo deve ser ensinado desde a infância. Amar nossa pátria, nosso país, é importante para, no futuro, nos dispormos a defendê-lo. A Pátria Brasil não deve ser confundida com seus governantes e políticos, como muito se faz. O que eles fazem de bom ou de ruim não deve influenciar no nosso patriotismo. O patriotismo é, ou deve ser, muito maior.

 

Alguns poderão dizer que minha geração sabia mais sobre nossos símbolos e hinos porque crescemos durante o Regime Militar. Creio que seja verdade, talvez. Mas precisou um militar voltar a ser Presidente da República para que a Bandeira Nacional voltasse a ser motivo de orgulho.

 

Hoje vimos carros, sacadas de prédios, empresas, comércios, ostentando orgulhosamente esse SÍMBOLO AUGUSTO DA PAZ.

 

Salve, portanto, nosso atual presidente, que, dentre erros e acertos, nos trouxe de volta o desejo de amor à Pátria Amada Brasil.

 

Brasil acima de tudo!

 

1

 

 

*Flávio Henrique Stringueta é delegado da Polícia Civil de MT

 

 

 

 *Os artigos são de responsabilidade seus autores e não representam a opinião do Mídia Hoje.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia