20 de Março de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,65 / EURO 6,17 / LIBRA 7,34

opinião Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 07:52 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 07h:52 - A | A

COELHO OU TARTARUGA?

A escolha que define seu destino

*LUIZ FERNANDO FERNANDES

 

1

 

 

Dia desses assisti a um vídeo que me deixou maravilhado. Então, sabe aquela fábula da corrida entre o coelho e a tartaruga? Todos sabem que no final a tartaruga ganhou a corrida, o coelho se distraiu demais pelo caminho e perdeu a peleia. Você acredita que pegaram um coelho e uma tartaruga verdadeiros e colocaram de fato para apostarem uma corrida. É incrível, a tartaruga venceu mesmo. O coelho saiu na frente mas começou a se distrair com o público que assistia a experiência e perdeu de fato. 

 

A corrida maluca registrada agora em vídeo com certeza já havia sido realizada em outras oportunidades, acredito mesmo que até o escritor grego Esopo, a quem é atribuída a fábula, tenha realizado tal experimento, afinal os gregos usavam da observação para realizarem seus escritos e criarem suas teorias.

 

Esopo, considerado o pai da fábula na literatura ocidental, viveu no século VI a.C.. Suas criações foram transmitidas pela oralidade até serem compiladas e escritas muitos séculos depois. Esopo utilizava as fábulas para ensinar valores e virtudes de uma forma simples e de fácil entendimento. Ele personificava animais para abordar temas universais como humildade, disciplina, determinação e prudência. Desta forma ele transcendia o tempo e chegava a todos com seus ensinamentos.

 

Na história, um coelho desafiador e confiante de sua velocidade aposta uma corrida contra uma tartaruga, conhecida por sua lentidão. O coelho, convencido de que venceria facilmente, fez pausas para descansar e até tirou um cochilo durante a corrida. Enquanto isso, a tartaruga manteve um ritmo constante e determinado, alcançando a linha de chegada antes do coelho, exatamente como é possível ver no vídeo que deu início a este escrito.

 

Podemos fazer uma análise desta fábula e encontrar a lição que ela trás, mostrando que o comportamento humano não mudou tanto assim e que Esopo quis entregar uma receita que pode ser utilizada em todas as áreas de nossas vidas.

 

Podemos dizer que a primeira lição é que a constância vence a pressa: A tartaruga representa a paciência e a perseverança, enquanto o coelho simboliza a arrogância e o excesso de confiança.

Certa feita Bill Gates, o fundador da Microsoft, alertou para o fato de que ser extremamente inteligente ou talentoso não garante o sucesso

 

Depois podemos entender que subestimar os outros pode levar à derrota: O coelho, ao zombar da tartaruga, negligencia a disciplina e subestima a força de um esforço contínuo.

 

Finalmente que o planejamento e trabalho consistentes são fundamentais: A fábula destaca que o sucesso muitas vezes depende mais de esforço sustentado do que de talentos ou habilidades naturais.

 

Interessante que os povos africanos também têm em suas tradições orais, histórias parecidas com as fábulas de Esopo, isso se dá principalmente na África Ocidental. Na versão africana que remonta a milhares de anos, pode inclusive anteceder a de Esopo e não tem um autor definido. O coelho ou lebre, também desafia a tartaruga ou o porco-espinho, para uma corrida. A tartaruga, em vez de depender apenas da sua perseverança, utiliza a inteligência. Ela mobiliza sua família, e várias tartarugas se posicionam em diferentes pontos da rota. Sempre que o coelho corria e chegava a uma nova etapa, ele encontrava outra tartaruga já esperando, acreditando ser a mesma. No final, a tartaruga "vence" porque o coelho não percebe o truque.

 

Podemos entender que a moral dessa versão seria de que o trabalho em equipe pode superar talentos individuais, que a inteligência estratégica pode ser tão eficaz quanto o esforço físico e que a arrogância cega pode levar ao fracasso. Embora as histórias africanas frequentemente incluam uma dose de esperteza e trabalho em equipe, o objetivo central é o mesmo: destacar a importância de qualidades como sabedoria, paciência e planejamento estratégico.

 

Isso mostra como diferentes culturas chegaram a lições similares, adaptando-as ao contexto de suas próprias tradições e valores. A conexão entre essas histórias demonstra a universalidade de certas verdades humanas.

 

Agora eu te pergunto, e se fôssemos trazer esta história para o centro de sua existência. Quem você seria, o coelho ou a tartaruga?

 

O mundo tal qual nós conhecemos nos oferece uma série de distrações que podem paralisar ou mesmo impedir nosso avanço, nossa caminhada. E aí não importa a qualidade que temos, nossas expertises, dons ou missões em andamento, podemos sim fazer o mesmo que o coelho e acabar perdendo para aqueles que subestimamos ou então que de fato eram menos capacitados que nós.

 

Certa feita Bill Gates, o fundador da Microsoft, alertou para o fato de que ser extremamente inteligente ou talentoso não garante o sucesso, já que a persistência e o foco são mais importantes do que apenas a inteligência, especialmente quando comparado à disciplina, ao esforço contínuo e ao foco em um objetivo claro. Muitas pessoas brilhantes podem desperdiçar seu potencial por falta de direção ou constância, enquanto indivíduos menos dotados intelectualmente, mas altamente determinados, podem superar os mais inteligentes simplesmente porque continuam avançando sem desistir.

 

Então, não se distraia, não importa quem você é ou o que está fazendo. Siga em frente sempre determinado a terminar o que começou, custe o que custar. Lembre-se que se está no seu caminho é por que você consegue. O outro pode parecer mais lento, mais fraco, incapaz, isso de nada importa. Foque em você, na sua capacidade, sua força, sua velocidade e pronto, os resultados que você tanto almeja vão aparecer.

 

Nada pode parar uma pessoa determinada e constante. É como diz a sabedoria popular: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.

 

Tenha foco, força e fé e prepare-se para viver o extraordinário.  

 

1

 

*Luiz Fernando é jornalista em Cuiabá, palestrante, terapeuta holístico e criador do método CURE que auxilia no tratamento para a bipolaridade. @luizfernandofernandesmt  (FALE COM O LUIZ)

 

 

 *Os artigos são de responsabilidade seus autores e não representam a opinião do Mídia Hoje.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia