A Volkswagen confirmou que o ID.1 será o seu carro elétrico mais barato. A montadora alemã está trabalhando “a todo vapor” no andamento do projeto, segundo as informações do Autocar.
O que sabemos até aqui
-
O modelo será o mais compacto da família de carros elétricos da VW, a linha ID.
-
O ID.1 terá porte similar ao do Polo. A possibilidade de adotar o mesmo nome do modelo não foi descartada.
-
Vale lembrar que a VW cogita manter a nomenclatura original para as versões elétricas de modelos mais conhecidos como o Golf, por exemplo.
-
O EV será construída usando uma nova plataforma da empresa, a MEB First, a mesma usada no novíssimo ID.2.
-
Essa plataforma será dedicada a carros elétricos menos caros e menores com tração dianteira.
-
Para reduzir custos, a MEB First terá baterias de fosfato-ferro-lítio, mais baratas de produzir.
-
O plano é que o ID.1 consiga atrair compradores jovens em virtude do preço competitivo, aumentando a popularidade dos carros elétricos.

Preço “camarada”
No exterior, o modelo pode custar cerca de US$ 20 mil (ou até menos). Como comparativo, isso equivale à cerca de R$ 106 mil na cotação atual — quase R$ 40 mil a menos que o valor do JAC E-JS1 (R$ 145.900), o EV mais “em conta” do Brasil.
Entretanto, segundo o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, a tarefa de chegar a essa faixa de preço está sendo mais difícil que o imaginado. Uma ideia é apostar no volume de produção mais alto para manter o preço baixo. “Podemos fazer muito em termos de escala”, disse o executivo.
“O Polo é muito bem-sucedido e um dos nossos ícones”, acrescentou Schäfer. O CEO da VW diz que ainda não foi decidido se o nome será usado oficialmente no ID.1. “Estamos trabalhando nesses nomes icônicos para dar sentido a nossa linha de produtos”.
No fim, como ainda está em desenvolvimento, fica difícil saber ao certo o que a Volkswagen reserva em termos de especificações. É esperado que o modela traga um pacote parecido com o do ID.2, que também teve alguns detalhes revelados esta semana.
O ‘Polo elétrico’ pode vir com o motor de 231 cavalos instalado no eixo dianteiro e bateria de 57 kWh, o suficiente para percorrer até 450 km.
Quando lança?
O VW ID.1 (ou Polo) será produzido a partir de 2025 na Espanha, país que recebeu investimentos bilionários da marca para fabricar tanto EVs como baterias. Ainda não há notícias sobre o lançamento do EV fora da Europa.
Imagem principal: Balipadma/Shutterstock
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)