Várzea Grande iniciou na terça-feira (1) a vacinação contra a influenza de todos os grupos prioritários. Em princípio, o município estaria vacinando apenas os grupos de gestantes, idosos e crianças de seis meses a cinco anos de idade, porém, o Ministério da Saúde determinou a vacinação para todo público-alvo. A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os chamados 'grupos prioritários' reúnem puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso. Também são contemplados trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
“Várzea Grande recebeu até o momento 6.200 doses do imunizante e deve receber, no decorrer dos meses subsequentes, mais doses da vacina para atender a toda população”, destaca a gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Alessandra Carreira.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo levar ao óbito. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, ressalta.
Cuiabá começa segunda (7)
Em Cuiabá a vacinação contra a gripe será iniciada na próxima segunda-feira (07). A capital recebeu 14 mil doses para iniciar a vacinação dos grupos prioritários.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em 2024 Cuiabá atingiu apenas 44,89% do público-alvo, aplicando 142.125 doses.
O Dia D de vacinação está programado para o dia 10 de maio. A Prefeitura de Cuiabá reforça a importância da adesão da população prioritária à campanha para garantir maior proteção contra a influenza e reduzir os impactos da doença na rede de saúde.
*Com assessorias
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)