08 de Maio de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,75 / EURO 6,51 / LIBRA 7,64

geral Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 20:54 - A | A

Quarta-feira, 07 de Maio de 2025, 20h:54 - A | A

NA ESPERA

Segunda fumaça do conclave é preta; escolha do papa segue indefinida

Redação

Reprodução

1

 

 

Nada de papa por enquanto. Terminou com fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina, às 6h51 (horário de Brasília), as duas sessões de votação do conclave, eleição que escolhe o novo papa, na manhã desta quinta-feira, 8. De acordo com as regras do Vaticano, o sinal indica ao público que não houve um nome de consenso entre os cardeais. 

 

Embora não haja um prazo definido para a conclusão do processo, nos últimos dois conclaves, a decisão --anunciada pela fumaça branca-- saiu no segundo dia de votação. Ainda tem mais dois encontros programados para esta quinta-feira. Vale lembrar que os últimos dez conclaves não superaram cinco dias. 



Para escolher aquele que ocupará o cargo de Santo Padre, é necessário que haja o apoio de ao menos dois terços dos 133 cardeais votantes. Ou seja, o novo papa precisa de no mínimo 89 votos. Apesar de serem realizadas quatro votações por dia, a fumaça, no entanto, só deve ser liberada em dois horários. Veja quais são:

 

Ocorrerão duas votações à tarde, que devem terminar por volta das 17h30 e às 19h, no horário local -- 12h30 e 14h em Brasília;

 

Todos os dias, às 12h e às 19h no horário local (7h e 14h em Brasília), a fumaça será liberada pela chaminé da Capela Sistina. As cédulas das votações da manhã são queimadas juntas, e o mesmo ocorre com as duas da tarde;

 

As fumaças das 10h30 e das 17h30 só serão liberadas se forem brancas.

 

De acordo com o Vaticano, após três dias sem resultado, as votações são suspensas por no máximo um dia. Durante este período, há uma pausa para oração, discussão livre entre os eleitores e uma breve exortação espiritual, feita pelo primeiro cardeal da ordem dos diáconos. 

 

Outra pausa pode ser convocada após mais sete votações sem um eleito. E, caso haja 34 votações sem consenso, os dois mais votados da última rodada disputarão uma espécie de "segundo turno". Nesta fase, o eleito também precisará alcançar ao menos dois terços dos votos. 



O conclave mais curto foi o de 1503, responsável por eleger Júlio II, que durou apenas algumas horas. Já o mais longo foi o de Gregorio X, que foi de novembro de 1268 a setembro de 1271, cerca de 33 meses. 

 

 

*Via Terra

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia