Uma das cervejas mais cobiçadas do mundo, a Westvleteren 12, começou a ser comercializada este mês pela internet. A bebida é produzida desde 1838, por Monges trapistas belgas em Poperinge, no Oeste da Bélgica, quase na fronteira com a França.
Por ter fabricação limitada, pouco mais de 5 mil barris por ano, a venda é limitada a duas duas caixas do produto (cada uma com 24 garrafas) por comprador. Uma nova compra pode ser feita depois de 60 dias. Na loja da Abadia, cada caixa custa 45 euros (quase R$ 200).
São três derivações: Westvleteren 12, Westvleteren 8 e Westvleteren Blond. Independentemente da derivação, as garrafas sempre contêm 330ml, são de cor marrom e não tem rótulos. As tampinhas coloridas as diferenciam umas das outras.
Os monges pedem aos compradores que não revendam a cerveja, mas em Bruxelas, por exemplo, uma garrafa de Westvleteren 12 pode custar ao menos 12 euros. Os monges afirmam terem ouvido falar que uma garrafa chegou a ser colocada a venda por 300 dólares em Dubai.
Um dos religiosos disse que, no ano passado, um supermercado holandês estocou 7.200 garrafas da cerveja trapista e as vendeu, acompanhadas de uma publicidade ilustrada por monges, a 9,95 euros cada.
"Isso abriu nossos olhos. Foi uma espécie de alerta para o fato de que o problema era tão sério que uma empresa era capaz de comprar tais quantidades. Isso realmente nos perturbou", afirmou o monge Godfried, um dos poucos que, além de produzir, também bebe a cerveja.
No novo site, os monges informam que a loja online funciona em horários limitados, anunciados num calendário disponibilizado na própria página, e que a venda está disponível apenas para clientes que já tenham se registrado. Os horários para coleta também estão especificados no calendário.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)