Os cabos submarinos são a principal tecnologia para conectar continentes e viabilizar a internet global, graças à eficiência na transmissão de grandes volumes de dados com velocidade e estabilidade.
Em comparação aos satélites, oferecem menor latência, pois os sinais percorrem distâncias mais curtas sob o oceano, em vez de subir até órbitas geoestacionárias. A fibra óptica também é imune a interferências climáticas e eletromagnéticas, o que garante uma conexão mais estável em condições adversas.
Além disso, sua capacidade de transmissão é maior, com taxas que alcançam terabits por segundo, superando as limitações dos satélites.
Outro fator relevante é o custo-benefício. Apesar da complexidade e do custo elevado de instalação, cabos submarinos ainda são mais acessíveis do que o lançamento e a manutenção de satélites.
Também apresentam maior durabilidade: enquanto os cabos funcionam por cerca de 25 anos, os satélites operam por aproximadamente 10. Essa infraestrutura também permite a expansão da rede global, atendendo à crescente demanda por serviços como streaming em alta resolução e videoconferências — o que seria inviável se dependêssemos apenas de satélites.
*Via Canaltech
Adriano Ponte explica como cabos submarinos garantem internet estável e veloz, superando os satélites em capacidade, latência, durabilidade e custo-benefício. Confira:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)