MATO GROSSO, 19 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,43 / EURO 5,84 / LIBRA 6,91

geral Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 17:42 - A | A

Terça-feira, 01 de Junho de 2021, 17h:42 - A | A

COPA AMÉRICA

Bolsonaro anuncia estados-sede e diz que Brasil receberá a Copa América deste ano; Cuiabá é uma delas

Presidente disse que governadores de DF, RJ, MS e GO e 'um quinto que chegou um pouco atrasado' aceitaram receber jogos. Casa Civil informou que MT será sede e não MS.

G1

 

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (1º), durante solenidade no Ministério da Saúde, que o Brasil será a sede da Copa América.

Segundo Bolsonaro, os governadores de Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul (na verdade MT), Goiás e "um quinto que chegou um pouco atrasado" aceitaram receber jogos da competição a partir do próximo dia 13. Ele não mencionou o quinto estado.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rival político de Bolsonaro, chegou a declarar que aceitaria receber partidas da Copa se fossem adotadas as medidas preventivas estabelecidas no estado. Mas, no fim da tarde Doria, disse que, após consulta a especialistas do estado, concluiu que seria uma "má sinalização" realizar partidas em São Paulo. "A prioridade é conter a pandemia", disse.

Depois do anúncio de Bolsonaro, o ministro Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) publicou em uma rede social que serão quatro sedes: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. A assessoria da Casa Civil confirmou o Mato Grosso como sede (e não Mato Grosso do Sul, como disse Bolsonaro).

"Escolhemos as sedes em comum acordo, obviamente, com os governadores. Agora, já tivemos quatro governadores: aqui de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. E mais um agora, que chegou um pouco atrasado, também se prontificando a sediar a Copa América. Então, ao que tudo indica, prezado Queiroga, seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América", afirmou Bolsonaro.

Nesta segunda-feira (31), o ministro Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) afirmou que o governo daria nesta terça-feira uma 'posição final' sobre a realização da copa no Brasil. O anúncio de que o Brasil seria sede da competição tinha sido feito mais cedo pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A entidade chegou a agradecer o presidente Jair Bolsonaro por "abrir as portas" do país.

"Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público", escreveu Luiz Eduardo Ramos em rede social.

Especialistas em saúded criticaram a escolha do Brasil em meio à pandemia. O país soma mais de 460 mil mortes por Covid, além de 16,5 milhões de casos confirmados da doença. Senadores da CPI da Covid também criticaram a iniciativa (vídeo abaixo).

VÍDEO: 'É inacreditável que o Governo Federal queira sediar a Copa América aqui no Brasil', diz Renan Calheiros
 
 'É inacreditável que o Governo Federal queira sediar a Copa América aqui no Brasil', diz Renan Calheiros

 

Bolsonaro fez o anúncio durante cerimônia de transferência de tecnologia da vacina contra a Covid da Universidade de Oxford e da farmacêutica AstraZenica para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Confirmada a Copa América no Brasil. Venceu a coerência! O Brasil que sedia jogos da Libertadores, Sul-Americana, sem falar nos campeonatos estaduais e brasileiro, não poderia virar as costas para um campeonato tradicional como este. As partidas serão em MT, RJ, DF e GO, sem público. 

O governo informou ter sido consultado, por intermédio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), sobre a possibilidade de receber a Copa América, após as desistências dos dois países-sede, Colômbia e Argentina. Nos dois países, há aumento de casos de Covid — a Colômbia também enfrenta uma crise social e política.

Segundo Bolsonaro, os ministros consultados foram unânimes em admitir receber o evento. "Não tínhamos porque ter qualquer posição contrária", declarou.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia