É verdadeira a mensagem que circula pelo whatsapp dizendo que o trabalhador pode consultar o saldo da conta do FGTS. A equipe do Mídia Hoje testou o serviço e verificou que ao ligar no 0800-724-2019 o trabalhador é informado se possui saldo e o dia de saque. Para saber valor e data do saque, o interessado deve informar o número do CPF e a data de nascimento (dia e mês). O serviço foi criado após o governo federal anunciar em julho medidas para liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Na ligação é explicado que quem tem conta poupança na Caixa a transferência dos valores será automática. Na sequência, a gravação explica que para mais informações a pessoa pode acessar o site da Caixa ( www.caixa.gov.br ), o aplicativo do FGTS, ou teclar "2" para continuar tendo mais informações.
O próximo passo é escolher o número do CPF (Opção 1), ou o número de Indentificação Social (NIS, que a opção é 2). Passada esta etapa, a gravação solicita o dia e mês de aniversário do trabalhador (sem o ano).
Ao digitar todas as informações, a gravação diz o número de contas localizadas, o valor disponível para saque e a data que o dinheiro poderá ser retirado.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Caixa, o serviço é exclusivo para informações referentes à MP 889. A previsão é que a medida injete cerca de R$ 42 bilhões em dois anos, para impulsionar o consumo e ativar a economia.
Veja outras formas de consultar o saque:
1- Consulte o saldo via SMS (mensagem no celular)
Os avisos via SMS informam sobre o valor do depósito mensal feito pelo empregador, o saldo atualizado com juros e atualizações monetárias e, quando houver, a liberação de saque ou ajustes na conta. Para receber as mensagens via celular, é preciso aderir ao serviço, clicando nesse link.
Quem faz isso deixa de receber o extrato bimestral de papel em casa.
2 - Consulte o saldo nas agências
Compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal levando documentos de identificação, carteira de trabalho e o número do PIS, Pasep ou NIT.
3 - Consulte o saldo pelo site da Caixa
É possível se cadastrar pelo site da Caixa para conferir o saldo, veja como:
. Acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts.
. Informe o número do seu NIS e clique em “cadastrar senha”.
. Leia o regulamento e clique em “aceito”.
. Preencha todos os campos com os seus dados pessoais. Aqui, você vai precisar do número do seu Titulo de Eleitor.
. Crie uma senha com até 8 dígitos e confirme.
. Você receberá uma notificação de cadastro realizado.
. Para acessar, preencha os campos e aperte em OK.
4 - Consulte o saldo pelo aplicativo
O trabalhador pode consultar o FGTS por meio de aplicativo para celular, disponível para download gratuito em celulares de qualquer sistema operacional: Android, iOs e Windows.
Também é preciso informar o número do PIS, Pasep ou NIT e ter uma senha cadastrada. Veja como fazer no aplicativo:
. Na tela inicial, clique em Primeiro Acesso
. Leia o contrato e aperte em “Aceitar”
. Informe o número do seu NIS e aperte em “Continuar”
. Preencha o formulário e aperte em “Próximo”
. Crie uma senha e aperte em “Cadastrar”
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)