A empresa Águas Cuiabá, responsável pelo serviço de saneamento da capital, deixou ruas esburacadas, remendo de asfalto mal feito e um sentimento de terra arrasada em mais um bairro da capital. As vítimas dessa vez são os moradores do bairro Jardim Industriário 1 e 2, região do distrito Industrial de Cuiabá.
Uma passagem breve pelas ruas do bairro dá a dimensão do tamanho do desserviço da empresa. Em algumas delas os cortes no asfalto não foram sequer remendados. Em outras, o serviço de má qualidade é visível.
Para tentar 'aliviar' o caos que provocou com a buraqueira, um caminhão-pipa chega a molhar algumas ruas do bairro pelo menos duas vezes ao dia. Como há muita terra acumulada, quando o caminhão passa há o alívio da poeira, que vira barro e traz mais desconforto.
"Vivemos um verdadeiro inferno aqui durante meses. Poeira, buraco, lama. Aí eles terminam o serviço e deixam uma sensação de destruição no bairro, um horror", diz uma moradora, que prefere não se identificar.
"Nenhum morador é contra receber um benefício dessa natureza. Todos queremos. Agora, que façam um serviço decente", completa a moradora.
Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Industriário, Samuel Alves Machado, a Águas Cuiabá vem realizando serviços de redes de esgoto no bairro há meses. Ele disse que um dos maiores problemas ocorre na Alameda C do bairro e na travessa 36, no Jardim Industriário 1. As obras ali estão paradas há dois meses.
"Essas ruas estão aguardando a Águas Cuiabá vir colocar a rede de esgoto para fazer o asfalto. Foi feito a drenagem porque estava alagando e ficou de a empresa fazer a parte de recolhimento de esgoto. E até agora nada", reclama.
Para o líder comunitário, além da falha grotesca da Águas Cuiabá, há também falha da prefeitura em não fiscalizar.
"A Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) tem que fiscalizar. E a Arsec é nomeada pelo prefeito. Então ele tem que dar um jeito no corpo. Ele nomeou esse pessoal lá da Agência reguladora, e essa agência faz justamente isso, acompanha o serviço", critica.
Outro apontamento realizado é em relação às empresas contratadas pelas Águas Cuiabá para realizar os serviços de recuperação das vias. Samuel Machado diz que empreiteiras colocam o preço 'lá embaixo' para ganhar as obras e depois realizam serviços de péssima qualidade. "Isso tem que ser fiscalizado também", pondera.
'Serviço porco'
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já classificou de 'porco' o serviço da Águas Cuiabá. Irritado com obras viárias mal feitas, chegou a dar um prazo de 90 dias, no ano passado, para que a empresa passasse a entregar ruas bem recuperadas depois das obras de esgoto.
“Estou profundamente irritado com a restauração das vias. Estamos fazendo uma revolução por baixo da terra e, no fim do nosso mandato, vamos entregar Cuiabá como uma das poucas capitais brasileiras com tratamento de esgoto universalizado. Entretanto, a concessionária não está tratando Cuiabá com o respeito que merece. Estão fazendo um serviço porco. Ela faz a rede coletora, que é uma necessidade, e depois entrega uma porqueira”, detonou à época.
O prefeito informou na ocasião que os serviços seriam fiscalizados pela Arsec e pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Pelo que se vê no Jardim Industriário, porém, o puxão de orelhas do prefeito de nada adiantou!
Talvez seja hora de Emanuel Pinheiro estender o 'puxão de orelhas' a órgãos de fiscalização da própria prefeitura.
Outro lado
A Águas Cuiabá encaminhou à redação a seguinte nota, datada de 24 de junho:
"Obras de esgoto avançam em cinco bairros de Cuiabá.
Equipes da concessionária de água e esgoto da capital seguem mobilizadas, a partir de segunda-feira (27), das 7h às 19h na avenida das Palmeiras no bairro Jardim Imperial e rua Cantagalo no Planalto para obra de implantação de redes coletoras de esgoto. As ruas nove do bairro Novo Terceiro e Alameda C no Jardim Industriário também receberão, na próxima semana, ações voltadas ao esgotamento sanitário. Já na rua Nove do Altos do Coxipó o serviço executado, das 7h às 17h, será de interligação de redes domiciliares de esgoto."
*A nota não faz referência aos serviços de péssima qualidade realizados na recuperação das vias.
*ATUALIZADA ÀS 14H25
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)