A ativista, atriz e apresentadora Luisa Mell, que possui 4,5 milhões de seguidores no instagram, postou mensagem nesta quarta-feira (10) detonando o projeto de lei de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani que libera a caça esportiva em Mato Grosso. O projeto já tem oposição na própria Assembleia e foi retirado de pauta ainda nesta quarta-feira.
Não há uma referência sobre os animais que seriam caçados, até porque isso seria feito através de Decreto pelo órgão ambiental do Estado, segundo o deputado.
Declarações do próprio autor do projeto, porém, já levantam polêmicas. Uma delas deixa claro que os jacarés seriam os primeiros a entrar em uma possível autorização de caça.
"Está acabando o peixe no Pantanal, todo mundo fala isso. Na estiagem, você vai lá e não consegue andar de tanto jacaré que tem lá (...). Está virando uma praga, está se perdendo o controle biológico, você precisa controlar essas espécies", diz o deputado.
Nesta linha de raciocínio, javalis e porcos do mato também seriam candidatos a entrar na mira dos atiradores.
Cattani admite que o projeto é inconstitucional. Argumenta, porém, que um outro projeto em tramitação na Câmara Federal, de autoria do deputado Nelson Barbudo (PL), prevê a legalização da caça esportiva.
"Ela (caça esportiva) é de âmbito federal, porém existem os projetos de lei âmbito federal, um deles de um deputado aqui de Mato Grosso, e estamos emparelhados com ele. Assim que aprovar lá, vamos aprovar aqui. (...) Se nós esperássemos, poderíamos perder o projeto. Ele não é inconstitucional porque não estamos determinando qual animal, estamos dando autoridade para o Executivo para que faça estudos sobre isso. Vai um longo tempo até que isso se concretize", explica.
Seja lá como for, a iniciativa do parlamentar mato-grossense já tem manifestos contrários de colegas na Assembleia, bem como agora da ativista Luisa Mell. "(...)Vão liberar a caça no Pantanal! DE TODAS AS ESPÉCIES! Além de imoral, covarde e vergonhosa, este projeto é inconstitucional! (...)", detona Luisa, em sua página na rede social.
Confira a postagem:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP