A prefeitura de Nobres encaminhou essa semana projeto à Câmara Municipal pedindo autorização para o município obter R$ 2,473 milhões em empréstimo junto ao Banco do Brasil. O dinheiro será usado para adquirir máquinas, equipamentos e veículos novos, como ônibus escolares e uma mini-carregadeira.
Mesmo não estando no projeto, lideranças do município informaram que serão cinco o número de novos ônibus a serem comprados. Todos para atender a zona rural de Nobres.
A expectativa é de que o município passe a contar a partir de 2020, na realidade, com sete ônibus escolares novos, já que o senador Jayme Campos (DEM) teria assegurado emenda parlamentar para aquisição de mais um ônibus, bem com o mesmo teria feito a deputada federal Rosa Neide (PT).
"A aquisição dos ônibus (...) proporcionará a diminuição de pagamento a terceiros para a realização de transporte escolar", traz trecho do projeto encaminhado à Câmara, assinado pelo prefeito Leocir Hanel (PSDB). E complementa. "Observa-se que que a aquisição de veículos/equipamentos implicará em maior eficiência na prestação de serviços públicos e consequentemente melhorará a qualidade de vida da população".
O financiamento junto ao Banco do Brasil já estaria pré-aprovado.
Para quem iniciou 2019 com vários ônibus novos e sucateados, a notícia cai como verdadeiro presente de natal a centenas de famílias que residem na zona rural de Nobres.
Como o MIDIA HOJE divulgou em setembro, moradores de áreas rurais de Nobres como a Gleba Coqueiral, onde residem 850 de famílias, denunciaram que prefeitura estava utilizando ônibus velhos e sucatedos no transporte dos alunos.
"Os ônibus da prefeitura que atendem nossos alunos estão caindo os pedaços. Hoje caiu roda, janela, as crianças sem cinto segurança, a maior bagunça", denunciou um pai, no ocasião. Além disso, o veículo estaria sem freio e, quando precisa parar, demora para o motor ligar novamente", completou. Um vídeo mostrando o estado precário do veículo foi divulgado nas redes sociais.
Assim que a notícia foi publicada, o Ministério Público repreendeu o município em reunião com representantes da prefeitura para discutir a situação do transporte escolar. Exigiu providências.
Ao decidir adquirir os veículos, em vez de alugar, Nobres segue o exemplo de prefeituras que fizeram essa opção e estão atendendo muito melhor a zona rural.
Veja o projeto encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)