Confira matéria do site O Documento, do ex-deputado Maksuês Leite, sobre a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. Você concorda?
"Faltando menos de dois meses para o término do primeiro turno das eleições gerais, a vice-presidenta da Assembleia Legislativa, Janaina Riva (MDB), lidera a disputa proporcional com 5,3% das intenções de votos. Pelas projeções da Percent, Janaina deve ultrapassar a marca dos 100 mil votos, fato que pode tirar o título de campeão das urnas, conquistado pelo pai dela, José Riva, que obteve quase 93 mil votos na sua reeleição, em 2010.
Muito próximo de Janaina, o atual presidente da Casa, Eduardo Botelho (União Brasil), cresceu muito nas três últimas pesquisas da Percent. Em fevereiro, Botelho foi citado por 2% dos entrevistados, depois subiu para 3,1% em junho, e saltou para 4,5% agora no mês de agosto. Se continuar nesta toada, Botelho pode ultrapassar Janaina até o final de setembro.
O ex-primeiro-secretário da Mesa Diretora, Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), está muito bem posicionado, em nível estadual. Ele abocanhou respeitáveis 3,9% de preferência popular.
Na cola de Nininho, o atual ordenador de despesas da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), chegou a 3,7% das citações. Mas Max pode surpreender no curso da apuração no dia 2 de outubro, uma vez que sua malha eleitoral está pulverizada nas pequenas cidades do interior, condição que o prejudica durante a coleta de dados no campo."
O site ainda aponta que os deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Ludio Cabral (PT) e Elizeu Nascimento (PL) estão no pelotão de elite, conforme pesquisa da Percent. Eles pontuaram com 3,1%, 2,5% e 2,3%, respectivamente.
Outros 16 nomes apareceram com menos de 2%. Os indecisos ainda são elevados, cerca de 47%, o que pode alterar o quadro de eleitos para a próxima legislatura da Casa de Leis.
Metodologia
A mais nova pesquisa da Percent foi realizada entre os dias 30 de julho e 2 de agosto com 812 entrevistas presenciais em Mato Grosso. Com intervalo de confiança de 95%, a sondagem tem margem de erro de 3,44% para mais ou para menos. Seguindo os ditames da legislação eleitoral em vigor, a pesquisa foi devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-01064/2022 e BR-04455/2022.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP