A maioria dos brasileiros (69%) consideram a democracia como a melhor forma de governo. Por outro lado, 8% acreditam que em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgados nesta quarta-feira (18/10) pelo jornal Folha de S.Paulo.
Ainda segundo o levantamento, 17% dos entrevistados responderam que tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura e outros 6% não souberam responder.
Em relação à defesa da democracia, o índice revela queda nos últimos dois anos. Segundo o Datafolha, em outubro de 2022, 79% dos entrevistados diziam que a democracia era o melhor para o país, o maior índice da série histórica iniciada em 1989, ano da primeira eleição presidencial direta após o fim da ditadura militar no Brasil (1964-1985).
O Datafolha também questionou se os eleitores acreditam na chance da volta da ditadura no Brasil. Para 52%, não há essa possibilidade, já 21% creem haver uma pequena margem para isso e 21%, uma grande possibilidade.
O levantamento foi realizado presencialmente com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios brasileiros em 12 e 13 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)