O crescimento vertiginoso da modalidade de crimes cibernéticos é um desafio à Polícia Civil de Mato Grosso. A avaliação é do presidente do Sindicado dos Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso (Sinpol-MT), Gláucio de Abreu Castañon. Em entrevista ao Jornal da Manhã da Jovem Pan Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (27), Gláucio avaliou que a nova Lei Orgânica que unifica o trabalho das polícias civis em todo país, bem como do crescimento dos crimes cibernéticos e da luta das políciais contra as organanizações criminosas.
A nova Lei Orgânica da Polícia Cível (Lei 14.735) foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. Ela unifica as regras sobre os direitos, deveres e garantias da classe nos estados e no Distrito Federal. A proposta permaneceu em tramitação por 16 anos no Congresso.
"A partir desta nova lei, que no caso de Mato Grosso deverá ser implementada ainda neste ano, vamos ter uma Polícia Civil ainda mais efetiva, pois crimes que hoje extrapolam fronteiras, como o cibernético, serão combatidos com ainda mais agilidade", avaliou o presidente do Sinpol.
Ele falou ainda sobre a diferenciação dos trabalhos das polícias Militar e Civil, bem como destacou os índices de resolução dos crimes de homicídio em Mato Grosso. "Enquanto a média nacional é de 40% de resolução, em Mato Grosso chegamos a 90%", informou Gláucio.
Confira trechos da entrevista concedida ao jornalista Paulo Sá e o professor Rodrigo Palomaris:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)