A prefeitura de Cuiabá iniciou nesta segunda-feira (22) a poda de árvores que ameaçavam a bicentenária Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, na região central da capital. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o início dos trabalhos.
"(...) Estamos aqui na igreja da Boa Morte, no centro de Cuiabá, fazendo a poda das árvores (...). É a prefeitura trabalhando", relata, no vídeo, um servidor identificado como Molina, da Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá.
A situação da igreja foi relatada este mês pelo padre Emidito Santos Mota, pároco da igreja.
"Vamos encaminhar o pedido ainda hoje (quarta-feira). Queremos ajuda na poda galhos que danificam calhas e telhado e de raízes que possam comprometer a estrutura de adoube da edificação", disse o padre, na ocasião.
Rachaduras na base provocadas por raízes de árvores que circundam a área estão comprometendo o pátio e poderiam colocar em risco as paredes de taipa socada da edificação.
O pároco explicou ainda, na oportunidade, que a poda exigiria serviço especializado e a igreja não teria condições de fazer.
A igreja da Boa Morte é tombada por uma lei estadual de 1987 e se constitui em verdadeira relíquia das tradições cuiabanas. Foi construída em 1810 por pardos alforriados que lutavam por seus direitos e identidades. Pertencia a uma irmandade composta de "homens de cor que não se admitia, em seu grêmio, homens brancos ou negros", segundo relato do historiador Joaquim Murtinho, em 1869.
CONFIRA O VÍDEO:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP