09 de Julho de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,44 / EURO 6,39 / LIBRA 7,40

x da questão Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 07:02 - A | A

Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021, 07h:02 - A | A

EM RISCO!

Igreja bicentenária em Cuiabá pede socorro; raízes podem comprometer estrutura de taipa

Redação

Foto: divulgação

1

 Estrutura edificada com taipa socada, bicentenária, corre risco

 

A bicentenária Igreja da Nossa Senhora da Boa Morte, situada na região central da capital, está pedindo socorro. Rachaduras na base provocadas por raízes de árvores que circundam a área estão comprometendo o pátio e podem colocar em risco as paredes de taipa socada da edificação. A igreja deve encaminhar pedido de ajuda à prefeitura de Cuiabá nesta quarta-feira (10).

"Vamos encaminhar o pedido ainda hoje (quarta-feira). Queremos ajuda na poda galhos que danificam calhas e telhado e de raízes que possam comprometer a estrutura de adoube da edificação", informou ao Midia Hoje o padre Edimilto Santos Mota, pároco da igreja. Ele disse que as paredes ainda não estão afetadas, mas o risco realmente existe.

2

Raízes se sobressaem no pátio e colocam em risco as paredes da igreja

 

O pároco explicou que a poda exige serviço especializado e a igreja não tem condições de fazer. A iluminação é outro ponto complicado porque o local ao redor abriga muitos moradores de rua e a troca de luminárias dura pouco. "Estas pessoas quebram as luminárias assim que são trocadas. É um problema social também", admitiu Mota.

A igreja da Boa Morte é tombada por uma lei estadual de 1987 e se constitui em verdadeira relíquia das tradições cuiabanas. Foi construída em 1810 por pardos alforriados que lutavam por seus direitos e identidades. Pertencia a uma irmandade composta de "homens de cor que não se admitia, em seu grêmio, homens brancos ou negros", segundo relato do historiador Joaquim Murtinho, em 1869.

3

Igreja da Boa Morte foi construída por homens pardos, em 1810

 

Neste período os chamados homens pardos não participavam ou se sentiam excluídos da Igreja Matriz e, por isso, construíram sua própria Igreja, formando sua própria irmandade.

Na prática, de acordo com o historiador Suelme Fernandes, a sociedade cuiabana à época dividia-se entre os negros que frequentavam a Igreja São Benedito; os brancos que iam à igreja Matriz e, os pardos, que montaram guarita na fé através da igreja da Boa Morte. 

Situada na atual Praça dr. Antônio Corrêa, a Igreja sempre foi um ponto marcante da capital mato-grossense. À época de sua construção, destacava-se no cenário da cidade com única torre com a figura representativa de um Galo, um único telhado em duas águas e composição arquitetônica barroca com fachada neoclássica, realçando-se no alto do platô que tem o seu nome.

 

4

De arquitetura barroca, a igreja foi marco na construção de edifícios na capital

 

A Igreja carrega na sua historia grandes tradições e manifestações de fé cristã, católica, como a festa de Nossa Senhora da Glória (agosto), e de Santo Antônio (junho), bem como a distribuição de alimentos aos pobres de Santo Antônio, toda primeira terça-feira do mês.

O prédio chegou a ser restaurado pelo governo do Estado há 10 anos, mas o comprometimento de sua base, agora, pode colocar por terra toda a estrutura. Na época em que foi restaurada, a igreja estava comprometida por uma série de complicações, como cupins, ratos, rachaduras e problemas nas instalações elétricas e hidráulicas.

 

Imagem interna da Igreja da Boa Morte: referência histórica em Cuiabá

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia