MATO GROSSO, 21 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,46 / EURO 5,85 / LIBRA 6,91

Vitrine do Conhecimento Domingo, 18 de Abril de 2021, 22:14 - A | A

Domingo, 18 de Abril de 2021, 22h:14 - A | A

VITRINE DO CONHECIMENTO

O que é o Reiki, para que serve?

* Cris Ávila

reprodução

1

 

As práticas integrativas da cultural oriental possuem uma série de benefícios para se atingir o equilíbrio e o bem viver através de práticas naturais e meditativas. Entenda o que é Reiki, como funciona e como pode ser integrado a sua vida.

O que é Reiki?

O Reiki é definido como uma prática integrativa, que compõe um conjunto de atividades terapêuticas que podem ser integradas na vida do paciente para o fim de um tratamento holístico do corpo físico, da mente e das emoções, promovendo um equilíbrio em todos estes aspectos, como forma de viabilizar um funcionamento harmônico entre os aspectos da vida humana.

Junto do Reiki, podemos citar como outras práticas integrativas a yoga, a massoterapia, a dança circular, aromaterapia, meditação, arteterapia e mais uma grande série de práticas catalogadas sob o conselho das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares, que possuem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e desde recentemente têm sido aplicadas também através do Sistema Único de Saúde, o SUS, como formas terapêuticas e complementadoras de outros tratamentos. 

Portanto, o Reiki tem como objetivo revitalizar a energia do corpo, espirito ou alma, atualmente é utilizado como terapia alternativa para diversos tipos de problemas físicos, emocionais e psicológicos.

Os benefícios para quem recebe Reiki são diversos e vão da redução do estresse e relaxamento a curas de problemas e doenças específicas.

A origem do Reiki

Iniciado no Japão por um sujeito chamado Mikao Usui a técnica do Reiki tem seus mistérios. A palavra Reiki vem da união de dois kanjis, “REI” e “KI”, ou seja, é a união de dois significados.

o que é o reiki significado da palavra

REI – Significa energia divina, que é o começo o meio e o fim de tudo o que existe no universo, ao ser exposto ao Reiki, podemos dizer que a pessoa é RELIGADA a esta energia cósmica do universo. Em outras palavras, REI significa a energia primária universal.

KI – Significa a energia vital, é a energia que irradia de tudo que tem vida com ou sem consciência, como humanos, plantas e animais. É a energia que está presente em todas as religiões em todos os lugares do mundo, cada uma com um nome diferente. Na Índia é conhecida como PRANA, na China como CHI, na Polinésia como MANA, na Russia como ENERGIA BIOPLASMÁTICA. Em outras palavras KI significa a força da vida.

Agora que você já sabe que REI é a energia divina e KI é a energia vital, a união dos dois formam a prática milenar utilizada em todos os cantos do mundo como processo terapêutico de cura, conhecido como REIKI. Portanto, podemos dizer que a prática consiste em despertar em si mesmo a energia divina (REI) para com ela, alinhar e fazer a manutenção da energia vital (KI).

Uma breve história do Reiki

O Dr. Mikao Usui, monge budista, em seus estudos considerava o poder da cura através das mãos. Buscando conhecimentos através das culturas milenares, encontrou uma série de ensinamentos diversos, que foram compilados na arte do Reiki, o qual passou a ensinar desde o início do século XX, educando outros mestres nas técnicas meditativas, mantras e símbolos na busca pelo equilíbrio, através de princípios da não-preocupação, da honestidade, do respeito, da gratidão, do amor e da gentileza.

Foto da Dr. Mikao Usui criador do Reiki

 

Pra que serve o Reiki

Como dito anteriormente o Reiki tem como função alinhar e fazer a manutenção da energia vital que temos dentro de nós. Nossa energia vital é responsável por tudo que acontece conosco, seja no âmbito físico, espiritual, emocional ou psicológico, pode-se dizer que é a cola que liga todos os pilares para ter uma vida próspera, saudável e feliz, ou que é o combustível para que possamos nos movimentar, pensar, agir, sonhar, crer e por aí vai.

Portanto a prática consiste em um processo de cura poderoso visto que ele lida diretamente com o combustível principal da nossa vida. Certamente não podemos ver esta energia que age como combustível, mas sem ela não seríamos nada, segundo a maioria das religiões.

O que acontece em uma sessão de Reiki

Em um ambiente calmo e propício o mestre ou terapeuta responsável utiliza a sobreposição de mãos em pontos específicos do corpo do paciente, que pode estar em pé ou deitado sobre uma maca.

o que é o reiki e para que serve

 

Em busca do equilíbrio energético do paciente, o mestre ou aplicador trabalha os principais chakras de quem recebe o Reiki. Durante o processo sensações diferentes podem ocorrer, ou não. Dentre elas a sensação de paz, equilíbrio interior, relaxamento e leve sono são os mais comuns.

Certamente outras sensações físicas e mentais podem ocorrer com paciente durante e depois da sessão, visto que cada chakra está ligado a uma função específica do nosso corpo.

Tipos de Reiki

Para saber tudo sobre esta prática incrível de cura a jornada é longa. Diferente do método tradicional desenvolvido pelo japonês Mikao Usui, outras variações foram surgindo com o tempo, tanto para facilitar a prática como o caso do Reiki Essencial como para unir forças de outras crenças como o Reiki Xamânico, que trás consigo conceitos Indígenas. Além do Tradicional, Essencial e do Xamânico existem ainda o Reiki Tibetano e o conhecido como Kuruna.

Gostou de conhecer mais sobre o que é Reiki? Em meu consultório, localizada em Cuiabá, ofereço sessões presenciais e à distância. Venha conhecer meu trabalho, realizado com muito amor! E se você mora em outra cidade, continue me acompanhando através das minhas redes sociais (Insta: @espaçovidaterapiasintegrativas | Facebook: https://www.facebook.com/espacovidaterapiasintegrativasefisio), pois frequentemente ofereço aos nossos seguidores diversos conteúdos relacionados às práticas integrativas de saúde.

 

 

*Cris Ávila, é holomentora na Academia de Autoconhecimento Humi, Fisioterapeuta Integrativa no Espaço Vida Terapias Integrativas,  guiada e orientada pela Mestra Átina (e toda a sua hierarquia de arcanjos, anjos, mentores e guias espirituais), e jornalista do site Mídia Hoje.

Atendimentos (Holomentoria e Fisioterapia Integrativa): consultas presenciais e a distância.

De segunda a sexta. Os atendimentos são feitos somente com horário agendado.

Contato (65) 98167- 1737 | 98130-1994 | e-mail: [email protected]

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia