Paulistas e fluminenses parecem que vão ter um bom motivo para comemorar na próxima década. Um projeto prometido há anos pode estar finalmente saindo do papel: trata-se do trem-bala que ligará São Paulo e Rio de Janeiro em uma extensão de 380 quilômetros, em um percurso que poderá ser realizado em uma hora e 30 minutos.
Para fins de comparação, em média uma viagem de avião dura 55 minutos. E de carro, o motorista pode levar até seis horas.
Agora a empresa paulista TAV Brasil, voltada a trens de alta velocidade, conseguiu autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para implantar e operar um novo sistema do tipo com o programa Pro Trilhos, que abriu a possibilidade para que ferrovias privadas sejam construídas tanto para carga quanto para passageiro.
O custo estimado de todo o projeto é de R$ 50 bilhões.
Como funciona o transporte
A ideia é implantar uma ferrovia apenas entre as capitais paulista e fluminense, com duas estações intermediárias, em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).
As estimativas são de que o traçado preliminar proposto seja de 378 km e evite a região central de São Paulo e do Rio. O veículo pode atingir uma velocidade de 350 km/h e deve diminuir em áreas mais densas, segundo o documento.
As informações preliminares são de que o trem de alta velocidade usará veículos com tração por eletricidade e alimentação por catenária, um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea.
Estimase que 45 composições com configuração de 10 ou 20 vagões e locomotivas do tipo “push-pull” ou automotrizes operem. De acordo com a proposta, o serviço pode ter início em junho de 2032. Não há informações sobre valores de passagens ou quantos passageiros poderão ser transportados.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)