Você conhece a importância da testosterona para a mulher? Neste artigo irei desmistificar esse assunto que costuma ser fonte de polêmicas em diferentes áreas de atuação da medicina.
A testosterona é um hormônio considerado masculino, afinal, sua concentração no corpo do homem é de 20 a 30 vezes maior do que no corpo feminino, porém esse hormônio tem grande importância para ambos os gêneros.
Quando ouvimos falar sobre a atuação da testosterona em mulheres, é comum que a primeira imagem seja de um corpo feminino super masculinizado e musculoso, resultado do consumo de anabolizantes, no entanto, pouco é dito sobre a importância da testosterona para a mulher, já que todas produzem esse hormônio e, quando está em seus níveis ideais, é um importante componente regulador das funções biológicas do organismo.
Acontece que diversos fatores do cotidiano prejudicam a sua produção, por isso é fundamental prestar atenção aos sintomas.
O problema da falta de testosterona
Como resultado do baixo nível de testosterona na mulher, várias disfunções são ocasionadas. Sintomas como cansaço, baixa libido, depressão e um desânimo inexplicável diante da vida são alguns dos sinais mais frequentes.
Dessa maneira, é comum que procurem ajuda e passem a usar remédios que atuam no sistema nervoso central sem que ofereçam alguma melhora. Em seguida, ao invés de investigar mais a fundo, a recomendação mais frequente é de aumentar as doses desse medicamento, porém essa atuação não surte os resultados desejados.
A raiz do problema está no desequilíbrio hormonal. Fatores como estresse, uso de contraceptivos, o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da baixa testosterona em mulheres.
O problema pode ser resolvido com a reposição de testosterona, dependendo sempre da avaliação do médico, que pode ser uma terapia para resolver os baixos níveis de testosterona e outros hormônios que possam estar com deficiência no organismo.
Importância do equilíbrio hormonal
A importância da testosterona para a mulher vai muito além da questão da vitalidade, são inúmeros os benefícios trazidos pelo equilíbrio hormonal adequado.
Quando os níveis de testosterona estão em dia, são favorecidos a capacidade de memória, de ganho de massa muscular diante de atividades físicas, aumento da massa óssea e a saúde do coração, entre uma variedade de importantes benefícios.
Diferente do que muitos acreditam, o maior problema da testosterona em mulheres não é o excesso, mas sim a falta.
Ao regular os níveis, os sintomas da depressão praticamente desaparecem, evitando o uso de medicamentos antidepressivos que podem trazer efeitos colaterais indesejados.
Portanto, diante de sintomas de que a testosterona está baixa, é preciso uma rigorosa avaliação médica para que seja indicada uma modulação hormonal adequada. A reposição de hormônios realizada de forma profissional não oferece risco algum à mulher.
Espero ter esclarecido sobre a importância da testosterona para a mulher.
Dr. Ítalo Rachid (Longevidade Saudável)
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)