A necessidade de aprimorar a forma como se comunicam com os demais tem sido uma preocupação cada vez mais recorrente entre os profissionais, afinal, hoje, a oratória e a comunicação são requisitos para ascender na carreira e conseguir se manter ativo no mercado de trabalho.
Empresas especializadas em carreira e mercado profissional já consideram que a performance do candidato em uma entrevista de emprego, especialmente a forma como ele se comunica, tem mais impacto do que o currículo em si.
Aprimorar a oratória é o caminho para se relacionar melhor com os outros, tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal. Saber como aplicar as principais técnicas de oratória, ser capaz de gesticular e de organizar o raciocínio são diferenciais em todas as situações de exposição de fala.
Perder o medo de expressar suas ideias - e conseguir fazer isso da melhor forma - é possível através da prática e da orientação de profissionais conscientes da importância que a comunicação exerce no nosso dia a dia. Por essa razão, a procura por cursos de oratória tem crescido consideravelmente no Brasil.
Quais são as principais habilidades de comunicação?
Ser um bom comunicador - e demonstrar isso na rotina profissional - envolve uma série de habilidades, entre elas:
- Organizar o raciocínio
A capacidade de estruturar as próprias ideias e, assim, conseguir expressá-las de uma forma compreensível aos demais é imprescindível. Mas, além de conseguir falar com clareza, a organização do raciocínio deve permitir que o que se fala seja interessante, já que um dos principais desafios é ganhar e reter a atenção dos demais.
- Falar com assertividade e ser persuasivo
Falar bem é ser o mais claro possível e ter alto grau de persuasão. Em entrevistas de emprego, reuniões de trabalho e negociações com clientes, essa habilidade se faz ainda mais requisitada. Hoje, o profissional que não consegue ser assertivo e persuasivo em suas conversas ou exposições orais corre sérios riscos de ficar para trás, visto que o mercado se torna mais competitivo dia após dia.
- Ter uma boa linguagem não-verbal
Para ser um bom comunicador, não basta apenas conseguir utilizar a linguagem verbal, expressando conteúdos de forma interessante e eficaz. É indispensável ter uma boa postura, manter contato visual, saber gesticular e utilizar a voz corretamente. Todo esse conjunto é o que compõe a linguagem não-verbal, um dos aspectos da comunicação pessoal.
- Fazer boas apresentações em público
A ideia de que apresentações em público são restritas a profissionais da comunicação ou a palestrantes já está ultrapassada. Agora, todos os profissionais - especialmente aqueles que ocupam cargos de liderança - precisam saber como fazer apresentações, seja qual for a área em que trabalham. Isso acontece porque, atualmente, não basta alcançar bons resultados: é preciso saber falar sobre eles.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)