26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

variedades Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, 07:10 - A | A

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2022, 07h:10 - A | A

PRODUÇÃO DE MT

"Minhocão do Pari" conquista prêmio em Madri

TV Centro América

— Foto: Prefeitura de Sorriso/Reprodução

1

A obra que revela a origem de uma lenda Mato-grossense.

 

 

O curta-metragem "Minhocão do Pari – A origem da Lenda", do cineasta Salles Fernandes, foi contemplado com mais um prêmio internacional: o de Melhor Filme de Fantasia, no Festival Snow Leopard Internacional 2022, em Madri, na Espanha. Este é o quinto prêmio conquistado pelo cineasta.

 

Com a produção, direção e elenco de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, o filme tem ganhado prêmios pelo mundo afora, com a obra que revela a origem de uma lenda mato-grossense.

 

O lançamento foi em agosto de 2021 e é resultado de um projeto aprovado no edital "MT Nascentes", da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc e que recebeu apoio da prefeitura.

 

“É muito satisfatório ver nosso trabalho ser reconhecido por especialistas do cinema. Levar a nossa cultura fortalece, ainda mais, todo um trabalho que vem sendo desenvolvido com muita dedicação e seriedade”, comemorou o cineasta. 

 

A lenda

 

Uma das lendas mais conhecidas de Mato Grosso, o “Minhocão” aterrorizou ribeirinhos que acreditavam que a cobra gigante vivia nas profundezas do Rio Cuiabá e, vez ou outra, virava barcos para devorar os pescadores, levantava grandes ondas e desmoronava barrancos dos rios.

 

A lenda teria surgido após o padre Ernesto Barreto comprar um grande terreno, onde hoje está localizado a Barra do Pari, em 1880.

 

Os moradores mais antigos das terras de padre Ernesto, nos fundos dos Bairros Santa Amália e Araçá, dizem que o Minhocão do Pari desapareceu da região durante a grande enchente de 1974.

 

Reza uma das mais famosas lendas cuiabanas que não se pode reformar ou restaurar a igreja matriz da capital de Mato Grosso, já que o minhocão encontra-se preso pelos fios de cabelo de Nossa Senhora.

 

Há ainda o “Minhocão de Baús”, “irmão do Minhocão do Pari”, e que teria surgido no século 19, que habitava a região da Guia e que destruía as casas da região, fazia muito rebojo nas águas e metia medo nos habitantes.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia