28 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

variedades Sábado, 29 de Agosto de 2020, 07:34 - A | A

Sábado, 29 de Agosto de 2020, 07h:34 - A | A

SAÚDE DAS CRIANÇAS

Coronavírus: como estimular o sistema imunológico do seu filho

Yahoo Vida e Estilo

 
 
Muitos pais estão se perguntando como manter seus filhos saudáveis ​​já que a temporada de gripe no hemisfério norte se aproxima e as escolas estão reabrindo. (Foto: Banco de Imagens do Getty Images)
Muitos pais estão se perguntando como manter seus filhos saudáveis ​​já que a temporada de gripe no hemisfério norte se aproxima e as escolas estão reabrindo. (Foto: Banco de Imagens do Getty Images)
 

 

Entre a pandemia de coronavírus e a aproximação da temporada de gripe, os pais estão enfrentando uma tempestade de ansiedades em relação à saúde dos seus filhos. E com novas pesquisas sugerindo que as crianças podem ser uma "fonte potencial de contágio" do COVID-19 - embora os especialistas alertem que mais dados são necessários para conclusões - há mais urgência para manter os jovens saudáveis ​​e seus sistemas imunológicos fortes o suficiente para combater os germes.

 

Dra. Shanna Kowalsky, epidemiologista associada de um hospital pediátrico e professora clínica assistente de Pediatria e Doenças Infecciosas na Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai, em Nova Iorque, prevê que o frio é um fator de aumento do risco de transmissão do COVID-19, já que as atividades ocorrem mais em ambientes fechados.

"É mais importante do que nunca garantir que continuemos com a manutenção geral dos cuidados com a saúde", acrescenta ela.

O que isso significa, exatamente? E quais são as coisas mais eficazes que os pais podem fazer para ajudar a impulsionar o sistema imunológico de seus filhos?

Para começar, adicione algumas frutas e vegetais às suas compras do mercado. Kowalsky recomenda uma dieta "saudável e bem balanceada", com itens como frutos-silvestres e verduras.

Os especialistas dizem que é importante que as crianças continuem fazendo exames para acompanhamento médico. (Foto: Getty Creative)
Os especialistas dizem que é importante que as crianças continuem fazendo exames para acompanhamento médico. (Foto: Getty Creative)
 

 

As crianças também devem descansar bastante e praticar atividades físicas e exercícios regulares.E os pais não devem adiar esses exames de rotina, mesmo que tenham medo de visitar um consultório médico durante a pandemia.

Embora Kowalsky aconselhe evitar o contato com qualquer pessoa que possa estar doente, é importante não deixar esses exames de acompanhamento médico caírem no esquecimento; os profissionais médicos também têm seguido novos protocolos para minimizar significativamente o contato com outros pacientes.

“Eu sei que tem havidos uns lapsos em relação a isso em época de COVID e as pessoas têm receio em ir ao médico para seus exames anuais regulares, mas [as pessoas devem tentar] não pular tais exames rotineiros, assim como manter em dia todas as vacinas, especialmente agora que estamos no auge da temporada de gripe”, diz Kowalsky. "No próximo mês ou no seguinte, será hora de começar a tomar as vacinas contra a gripe".

A pandemia também exige a adoção de hábitos para diminuir os riscos, incluindo lavar as mãos com frequência, manter 1,80 m de distância social, se possível, usar máscaras quando apropriado para a idade [os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam usar coberturas faciais a partir dos 2 anos de idade] e ensinar as crianças a evitarem tocar o rosto ou colocar os dedos na boca.

A amamentação também pode oferecer alguns benefícios, diz a Dra. Nina Shapiro, professora de cirurgia de cabeça e pescoço na universidade UCLA. Logo nos primeiros estágios, as mães que amamentam podem “transferir alguma imunidade” para os bebês que ainda não receberam suas vacinas; com o tempo, seus sistemas imunológicos se tornarão mais fortes e menos dependentes.

“Se uma criança está em dia com suas imunizações, seu sistema imunológico está se desenvolvendo mais do que quando ela tinha 3 meses de vida”, diz ela. “Haverá alguns [benefícios], porque o sistema imunológico nessa fase ainda é um pouco imaturo comparado a, digamos, uma criança de 4 ou 6 anos, mas certamente é muito mais forte do que o de um recém-nascido. A única razão para parar de amamentar é se você desejar parar de amamentar".

E o que dizer dos suplementos multivitamínicos e de sabugueiro, frequentemente anunciados nos fóruns na internet voltado aos papais e mamães?

"Não há como estimular o sistema imunológico de uma pessoa com o consumo de qualquer tipo de suplemento", disse Shapiro ao Yahoo Vida & Estilo.

 

Embora ela reconheça que os suplementos, desde que não envolvam uma grande dose, são geralmente benignos e podem ter algum tipo de efeito placebo, não são necessários a não ser no caso raro de deficiência de vitaminas em crianças. Caso contrário, “não há evidências de que qualquer suplemento vá impulsionar o sistema imunológico por si só; não vai realmente ter um efeito direto".

Então o que vai impulsionar o sistema imunológico? “A maneira de manter seu filho saudável nesta temporada é dar a vacina contra a gripe assim que for liberada e [pedir-lhe] que vista uma máscara quando vocês estiverem em público", diz Shapiro. "É muito simples. Isso vai prevenir constipações, a propagação da gripe e a disseminação do COVID-19".

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia